Delegação do Parlamento Europeu visita Cabo Verde em Setembro para projectar relações futuras

 

Cidade da Praia, 22 Ago (Inforpress) – Uma delegação do Parlamento Europeu deverá visitar Cabo Verde em Setembro, para fazer a avaliação da cooperação e Parceria Especial entre e a União Europeia e o arquipélago e projectar acções para o futuro.

O anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, depois de receber os cumprimentos de despedida do embaixador da União Europeia em Cabo Verde, José Pinto Teixeira.

Segundo avançou, a delegação é composta por cinco deputados de várias famílias políticas e vem a Cabo Verde com o intuito de testemunhar o mérito da cooperação entre o país e a União Europeia, fazer a avaliação, projectar acções futuras, mas também estabelecer o diálogo político que, segundo Jorge Santos, é fundamental na cooperação entre os parlamentares europeus e cabo-verdianos.

“Este é o momento de se fazer uma análise da cooperação entre a Europa e África, mas também de avaliar os casos de sucesso desta cooperação e do relacionamento entre o norte e o sul”, revelou sublinhando que pelo facto de Cabo Verde ser um sucesso a nível internacional, a União Africana quer que o arquipélago esteja integrado plenamente no continente africano.

Jorge Santos indicou que durante o encontro com o embaixador tiveram a oportunidade de falar sobre a Cimeira UE-África, que irá acontecer em Novembro, em Costa do Marfim e a integração plena de Cabo Verde na sub região africana e no continente, que no seu entender será fundamental para a consolidação das relações com África.

Por seu turno, o embaixador cessante da União Europeia em Cabo Verde, José Pinto Teixeira, garantiu que estão a trabalhar para que a cooperação com o arquipélago a nível parlamentar e não só tenha uma maior dimensão na perspectiva de desenvolver acções futuras.

“Existe no Parlamento Europeu um grupo de amizade com Cabo Verde, e tem o papel essencial de sensibilizar quanto a importância que Cabo Verde tem como parceiro Especial da União Europeia” admitiu adiantando que em Setembro parlamentares europeus estarão de visita ao arquipélago.

Na hora de despedida, José Pinto Teixeira disse esperar que o Governo cumpra com o seu programa e consiga criar mais emprego e aumentar o crescimento económico, que são aspectos essenciais para melhorar as condições de vida dos cabo-verdianos.

O embaixador que não quis adiantar o nome do seu sucessor, avançou que será uma senhora que no seu entender vai continuar e melhorar toda a relação existente entre Cabo Verde e UE.

AV/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos