Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Delegação do Fórum Macau visita a Cabo Verde TradeInvest no âmbito da preparação da Conferência Ministerial de 2020 (c/áudio)

Cidade da Praia, 22 Abr. (Inforpress) –  Uma delegação do Secretariado Permanente do Fórum Macau encontra-se reunida nesta cidade com a administração da Cabo Verde TradeInvest para aprofundar a cooperação, proceder ao balanço das relações China-Cabo Verde e preparar-se para a Conferência Ministerial do Fórum Macau’2020.

A delegação chinesa é chefiada pelo director do Comércio da China, Sun Tong, que enalteceu, em declarações à Inforpress, a importância desta visita para as relações comerciais entre os países, porquanto tem a missão primordial de partilhar sugestões e recolher subsídios sobre a VI Conferência Ministerial que Macau vai acolher em 2020, para a aprovação do Plano de Acção para o triénio, 2020/2023.

Sun Tong afiançou que pretende recolher informações sobre os objectivos de Cabo Verde no que concerne à sua política de promoção para a cooperação no âmbito do Fórum Macau entre os dois países, tendo manifestado a sua satisfação pelo desenvolvimento económico do arquipélago.

Já a presidente da Cabo Verde TradeInvest, Ana Barber, apontou o reforço da cooperação económica/empresarial, as novas parcerias entre o sector privado, de forma a atrair as empresas chinesas para o aumento dos seus investimentos no arquipélago nos sectores considerados chave, bem como o novo mercado do produto “Made in Cabo Verde”, como pontos chave deste encontro.

Ana Barber disse que a CV TradeInvest está a trabalhar no sentido de dar a conhecer Cabo Verde ao mundo, alegando que todo o trabalho “excepcional” que tem estado a ser incrementado, terá de passar pela promoção do próprio país e que a China poderá ser determinante para que as empresas cabo-verdianas possam tirar proveito das oportunidades de negócios.

Relativamente aos sectores chaves para o país, enumerou a economia azul, a indústria, serviços e o aumento da expansão e importação dos produtos e serviços nacionais, como sendo áreas que poderão beneficiar de parcerias novas, em busca do acesso ao financiamento, bem como a vinda de novas empresas chinesas para operar no país.

A mesma fonte destacou também a solidez da relação bilateral entre Cabo Verde e China, pelo que considerou “muito importante” esta visita do director do Comércio da China, como sendo um sinal claro de que, “realmente, Cabo Verde está a dar passos largos e objectivos”, visando marcar a sua posição a nível internacional e na conquista do espaço comercial internacional.

No ano passado, o Fórum Macau iniciou um ciclo de visitas oficiais ao arquipélago tendo efectuado encontros regulares com as instituições parceiras de todos os Países de Língua Portuguesa.

Após a visita a Cabo Verde, a delegação segue para Lisboa, onde vai dar continuidade aos encontros.

Esta delegação do Secretariado Permanente do Fórum Macau permanece no país até terça-feira, 23, no quadro do aprofundamento das relações de cooperação entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos