Cidade da Praia, 18 Fev (Inforpress) – Uma delegação de 34 alunos e professores do Lowell High School, dos EUA, que se encontra desde sexta-feira em Cabo Verde, visitou hoje a Assembleia Nacional para se inteirar do modo de funcionamento do parlamento cabo-verdiano.
Em declarações à Inforpress, o chefe da delegação, Júlio Carvalho, disse que o objectivo de visitar a “casa do povo” é no sentido de conhecer a realidade parlamentar cabo-verdiana e comparar com o sistema político vigente nos EUAa, mais concretamente no Estado de Massachusetts.
No cômputo geral, esclareceu que se trata de uma visita de intercâmbio académico e cultural, que vem na sequência das comemorações dos 200 anos de amizade entre Cabo Verde e os EUA.
“São professores, alunos e alguns militares, e esta é a terceira vez que visitamos Cabo Verde. Estamos com uma agenda carregada, mas com uma preocupação mais cultural e académica”, acrescentou.
O responsável adiantou ainda com esta estada de 10 dias na Ilha de Santiago pretende-se deixar uma mensagem de “encorajamento à sustentabilidade cabo-verdiana” e levar a “morabeza cabo-verdiana” aos EUA.
Por outro lado, este cabo-verdiano, que é professor do Lowell High School, disse que esta iniciativa passa também por fazer cooperação com as escolas cabo-verdianas e lembrou que, aquando da primeira visita, em 2012, foi assinado um protocolo de eminação entre a cidade de Lowell (Massachusetts) e o município de São Domingos, no interior de Santiago.
Neste sentido, anunciou que está patente uma geminação com a cidade de Tarrafal de Santiago, depois de um encontro este domingo com o presidente da autarquia tarrafalense, José Pedro Soares.
A delegação foi recebida na manhã de hoje pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, e esta tarde encontra-se com o presidente da UCID, António Monteiro.
O grupo esteve domingo, 17, em vários municípios, tem na agenda visitas a instituições como o Liceu da Calheta, organizações sem fins lucrativos e a Universidade de Santiago, entre outras.
Lowell High School é a segunda maior escola secundária de Massachusetts, com cerca de 3500 alunos, 70 línguas e etnias diferentes.
Nos últimos anos, a instituição estabeleceu uma relação de amizade com Cabo Verde.
OM/AA
Inforpress/Fim