Delegação da Associação Krioli-Ita recebida em visita de cortesia pelo Presidente da República

 

Cidade da Praia, 13 Abr (Inforpress) –  O Presidente da República recebeu hoje a delegação da Associação Krioli-Ita, proveniente da Itália, que se encontra em Cabo Verde, e que lhe informou sobre as áreas de acção desta colectividade e possibilidades da implantação de esgrima no país, enquanto modalidade olímpica.

Maria Silva, presidente da Associação de Amizade Itália – Cabo Verde, considera uma honra a sua delegação ter sido recebida pelo chefe do Estado e disse ser muito positiva esta vinda ao arquipélago, resultando no estabelecimento de parcerias, sobretudo entre a Universidade de Cabo Verde/ Tor Vergata (Itália) para mobilidade de estudantes e professores para estudo de pesquisa em vários sectores.

Destaca ainda o acordo de colaboração assinado com o Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, e que durante uma semana proporcionou que um grupo de médicos especialistas urólogos procedesse a algumas intervenções cirúrgicas às crianças afectadas com malformação.

Entretanto, sublinhou que não se trata de uma missão esporádica, mas que terá a sua continuidade e promete regressar já em Novembro com cirurgiões de especialidades diferentes, ao mesmo tempo que enaltece o facto de o presidente da Federação Internacional de Esgrima da Itália, que assume as funções de vice-presidente do Comité Olímpico Italiano ter promovido contactos as mais alto nível visando a introdução desta modalidade no País.

Sócio honorário da “Associação de Amizade Itália Cabo Verde “Kriol – Itá”, Giorgio Scarso reafirmou que  o projecto passa, essencialmente pela aposta na criação de escolas para crianças mediante a formação de monitores e instrutores capacitados para a promoção desta modalidade e, naturalmente pelos militares..

Giorgio Scarso considera que, com um trabalho bem delineado, Cabo Verde poderá nos próximos anos já contar com atletas capazes de participarem em provas internacionais de esgrima, uma oportunidade que considera imprescindível para a integração do desporto cabo-verdiano no contexto mundial.

Maria Silva fez-se acompanhar, nesta visita ao Presidente da República, acompanhar por uma delegação integrada pelo presidente da Federação Italiana de Esgrima e demais membros da associação, residentes e na diáspora, e da presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Filomena Fortes.

SR/FP

Inforpress/Fim

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos