Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Défice orçamental reduziu 0,3 pontos percentuais para 3,6 por cento do PIB em 2016 – Banco Central

Ribeira Grande, 07 Abr (Inforpress) – O Banco de Cabo Verde (BCV) divulgou hoje, no seu relatório de política monetária (RPM) que, em 2016, o défice orçamental sofreu uma redução de 0,3 pontos percentuais, para 3,6 por cento do PIB.

De acordo com o RPM do BCV, essa redução do défice orçamental, medido pelo saldo global incluindo donativos, é “resultado do aumento das receitas orçamentais, na ordem dos três por cento”.

“A melhor execução das receitas, em particular de impostos sobre o rendimento de pessoas singulares, do IVA e sobre as transacções internacionais reflectiu o contínuo efeito das reformas fiscais implementadas desde 2013, entre outras, da arrecadação electrónica dos impostos retidos na fonte, bem como a maior dinâmica da actividade económica”, lê-se no RPM do BCV.

O BCV definiu como Política Monetária para os próximos meses “manter o cariz ‘acomodatício’, que a caracteriza há quatro anos, na ausência de pressões significativas na balança de pagamentos e nos preços no consumidor”, isso tendo em conta “o contexto de algum recobro da dinâmica do crédito e da economia, embora de aumento de incertezas sobre a sua evolução a curto prazo”.

Por outro lado, o Banco de Cabo Verde prevê complementar a sua actuação, nos limites conferidos pela sua Lei Orgânica, “no fortalecimento da saúde do sector financeiro, condição necessária para a preservação da estabilidade macro financeira e da confiança na economia bem como o aumento da sua resiliência”, conclui o relatório.

HF/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos