Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Darlene Barreto realiza concerto beneficente para criação da “Fundação Orlando Pantera”

Cidade da Praia, 24 de Ago (Inforpress) – O Auditório Nacional Jorge Barbosa, na Cidade da Praia, acolhe sábado, 28, às 20:30, um concerto beneficente para a criação da “Fundação Orlando Pantera”.

A informação foi avançada à Inforpress pela organizadora Darlene Barreto, filha de Orlando Pantera,  esclarecendo que o que se pretende com esta iniciativa é enaltecer o nome do falecido cantor, através dos projectos sociais para crianças e adolescentes com o  ensino da arte e da cultura.

Darlene Barreto acrescentou que visa igualmente “perpetuar o legado do pai” através das suas músicas e, para isso, o concerto vai contar com actuações de dezenas de artistas que vão actuar entre o  formato online e o presencial.

Entre eles estão o Dino D’Santiago que faz (actuação online), Alberto Koenig, Bob Mascarenhas, Batchart, Ineida Moniz, Ruth Borges, Bino e Eduíno do grupo Ferro Gaita, Albertino, SOS Mucci, Edy Young, Raiz di Polon, Éder Xavier, Romeu di Lurdis e Princezito.

Paralelamente ao concerto, o público pode participar do leilão de três obras de arte dos artistas plásticos Tutu Sousa, Sidney Cerqueira e Helder Cardoso.

A mesma fonte informou que, com este concerto beneficente, que é estendida à diáspora cabo-verdiana, se pretende angariar o valor de mil contos para a Fundação Orlando Pantera.

A “Fundação Orlando Pantera” é projecto delineado por Darlene Barreto, que tem trabalhado no processo de recolha de acervos pessoais, composições e, principalmente, o legado do trabalho social  realizado  por  Orlando Pantera.

Orlando Monteiro Barreto “Pantera” nasceu em São Lourenço dos Órgãos a 01 de Novembro de 1967, mais conhecido como Orlando Pantera, foi um músico, cantor e compositor cabo-verdiano.

Três dos seus temas foram gravados no álbum “Porton d’nós Ilha” do grupo “Os Tubarões”. Ainda no início dos anos 1990, fez parte de diversos grupos musicais como os Pentágono, Quinteto Cape Verdeans Jazz Band e Arkor. Foi autor de uma série de composições que lhe valeram a nomeação como Compositor do Ano em 1993.

Em 2000 venceu o Prémio de “Revelação” no Festival Sete Sóis Sete Luas, na ilha de Santo Antão. Faleceu aos 33 anos, a 01 de Março de 2001, vítima de uma pancreatite aguda quando se preparava para gravar o seu primeiro CD “Lapidu na bô”.

AT/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos