Cidade da Praia, 03 Set (Inforpress) – O autor, compositor e intérprete Dani Mariano foi prestigiado, este sábado, na II edição da Gala SCM, com o Prémio Carreira, emocionou-se e revelou que em mais de 50 anos de carreira esta foi a sua primeira homenagem pública.
Nesse que foi um dos grandes momentos da Gala de música e de premiação da Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM), cujo acto central da celebração do 10º aniversário da SCM e da comemoração do Dia Africano do Direito do Autor e da Gestão Colectiva realizou-se na Pracinha Luís de Camões, Dani Mariano, com mais de 30 composições, não se conteve em lágrimas para exprimir a sua emoção.
“O Prémio Carreira foi a grande homenagem da noite e, sem dúvida, um dos momentos mais emocionantes da Gala Musical. Votado por unanimidade, na Assembleia Geral da SCM, foi atribuído a Dany Mariano, um dos maiores autores, compositores e intérpretes de Cabo Verde de todos os tempos, com mais de 50 anos de percurso musical”, realça a nota da SCM.
“Além de exímio intérprete e show man no palco, Dany Mariano é um dos maiores compositores de sempre, que marcou particularmente as gerações dos anos 70 e 80 pela sua forma descontraída de estar na música. A sua primeira composição em crioulo, “Mundo ca cré”, teria sido feita em 1972, revelou o sociólogo e investigador musical César Monteiro na biografia do laureado.
Já na categoria de Melhor Música Tradicional e Clássica, na vertente Tradicional Moderna, “Bedjera”, de Elida Almeida foi a vencedora, tendo a artista arrebatada três prémios nesta II edição do Prémio SCM, ao ser eleita como Melhor Intérprete, Melhor Autora e Melhor Compositora, na categoria de Música Tradicional, na vertente tradicional moderna.
O melhor Arranjador da Música Tradicional e Clássica, na vertente tradicional moderna, foi arrebatado pelo produtor musical e arranjador Hernani Almeida, ao passo que o melhor produtor fonográfico nesta categoria foi atribuído à Lusáfrica.
Na categoria de Melhor Música Urbana e Moderna, a melodia “Sónia”, de Ruben Teixeira e Christian Mendez, foi a vencedora da noite. Esta dupla arrebatou, ainda, os prémios de melhores autores, melhores compositores e melhores intérpretes, na categoria de Música Urbana e Moderna.
Sany Sans Beats do Raçamau conquistou o galardão de Melhor Arranjador da Música Urbana e Moderna, enquanto o Melhor Produtor Fonográfico foi atribuído a Label RM Family.
Na classe de Utilizador Guardião, os vencedores foram o Quintal da Música, que conquistou o prémio de Melhor Utilizador Guardião Permanente, e Serenata Produções que ganhou o prémio de Melhor Utilizador Guardião Pontual.
Foram premiados enquanto utilizadores Copyright Friendly “que exercem as suas actividades com o escrupuloso respeito pelos direitos autorais e promovem a importância do pagamento dos direitos autorais”.
SR/HF
Inforpress/Fim