Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Danny Spínola exibe “Xposições” da sua pintura mais lançamento de três livros

Cidade da Praia, 08 Abr (Inforpress) – O pintor e escritor Danny Spínola apresentou hoje, na Cidade da Praia, uma exposição da sua pintura, intitulado “Xposições”, acompanhado do lançamento de três livros que retratam a sua “mundivivência, sentimento e imaginação”.

“Xposições” é, segundo Danny Spínola, um conceito que já tinha praticado em 2007 no Centro Cultural Francês, Palácio de Cultura Ildo Lobo e no convento de São Francisco na Cidade Velha.

“Não é uma exposição, mas sim Xposições”, ou seja, explicou, são várias exposições ao mesmo tempo, que engloba lançamento das suas pinturas acompanhados de livros.

Passado mais de uma década, sublinhou o autor, que resolveu repetir esta ideia mais uma vez, até porque, elucidou, não costuma fazer muitas exposições.

“Faço exposições de vez em quando, mas quando faço, gosto de fazê-lo com uma certa intensidade e que possa representar o meu percurso que é o meu trabalho ao longo destes anos que não teve muita exibição”, frisou o artista.

Quanto aos livros, o autor disse que sempre tem vindo a publicar, contudo aprecia o “casamento” entre pintura e livro, principalmente os de poesia.

“A minha poesia é a minha pintura e a minha pintura é a minha poesia”, enfatizou salientando que gosta de fazê-los juntos, por formarem uma simbiose “forte”.

Danny Spínola disse que cada livro retrata o mundo, o cosmos e os átomos, coisas que, a seu ver, as pessoas não enxergam muito no dia-a-dia, porém residem no seu interior.

Os livros retratam ainda, todas as suas mundivivências, tudo que tem visto e sentido, principalmente tudo o que ele imagina, tendo afiançado que o “mais importante” não é descrever o que se vê e sim o que se imagina.

“Salmos Sonhando Sol” é um livro de poesias que inaugura “Xposições” da sua pintura exibida hoje, tendo em conta que apresentam uma certa aproximação, visto que algumas destas novas pinturas estão de acordo com este livro que é “inédito”.

Nesta sexta-feira, 09, no Centro Cultural da Ribeira Grande de Santiago, será lançado “Os Delírios Das Ilhas”, que é um livro de contos e ficção e as pinturas a serem exibidas são pinturas que estão ligadas também ao livro.

O livro, elucidou, tem uma certa imaginação e criação a partir de determinadas realidades de Cabo Verde, retratando, sobretudo, a situação social e política de Cabo Verde.

Já o livro “Avatar Das Ilhas”, a ser apresentado sábado, 10, na Universidade de Santiago, em Assomada, é, de acordo com o escritor, uma reedição e será lançado também com pinturas que já tinham sido produzidas anteriormente.

Cada livro contém mais de 200 páginas e o autor afirma perspectivar uma adesão das pessoas para poder partilhar o seu trabalho.

TC/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos