Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Dados provisórios do Recenseamento Geral da População 2020 anunciados na próxima semana – Responsável

Cidade da Praia, 30 de Jul (Inforpress) – Os dados provisórios do Recenseamento Geral da População 2020 vão ser anunciados na próxima semana, garantiu hoje à Inforpress o responsável pela Unidade de Cartografia Censitária do Instituto Nacional de Estatística (INE), Adilson Sousa.

“Está prevista para a próxima semana a apresentação provisória dos dados preliminares do Censo”, informou aquele responsável, acrescentando que o processo do recenseamento “correu bem”, não obstante alguns constrangimentos, por causa da época atípica da pandemia de covid-19 que o País vive.

Segundo ele, registaram-se alguns casos de recusa por parte de indivíduos que não quiseram recensear-te e houve também situações em que as pessoas não foram encontradas em casa, apesar de os recenseadores se terem dirigido várias vezes aos seus domicílios.

“No cômputo geral, o recenseamento correu bem a infra-estrutura tecnológica montada respondeu muito bem”, admitiu.

O responsável pela Unidade de Cartografia Censitária do Instituto Nacional de Estatística (UCC) fez estas revelações ao ser questionado, à margem de um encontro com uma missão da Agência Nacional de Estatística e Demografia do Senegal, que veio a Cabo Verde para conhecer os procedimentos estatísticos realizados pelo INE.

Instado por que razão foi adiada uma apresentação provisória dos resultados do Censo 2020, explicou que isto se deve à reverificação dos dados, porque estes, realçou, são enviados numa plataforma totalmente digital e, por isso, “há todo um processo de extracção e de verificação dos dados”.

“É esta reverificação dos dados, para garantir a qualidade nos resultados que serão apresentados, que levou a este pequeno atraso”, justificou Adilson Sousa.

O V Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021) arrancou em 16 de Junho e deveria terminar a 30 do mesmo mês, mas devido a problemas que as equipas tiveram no terreno, o prazo foi prolongado.

Por causa do contexto pandémico, que também adiou a operação de 2020 para 2021, o V RGPH contou com um plano de contingência, que foi implementado, respeitando todas as medidas sanitárias e garantindo a segurança tanto dos agentes recenseadores como das famílias visitadas.

Para a realização desta operação, Cabo Verde contou com apoios financeiros e técnicos do Brasil, da Cooperação Espanhola, da Cooperação Luxemburguesa, da União Europeia e do escritório conjunto do PNUD, Unicef e FNUAP.

O Recenseamento Geral da População e Habitação, a maior operação estatística de Cabo Verde, realiza-se de dez em dez anos, de acordo com as orientações das Nações Unidas, e visa obter dados sobre a população e aspectos sociais relevantes que sirvam de base para uma planificação do desenvolvimento mais próxima da realidade do País.

O último censo foi realizado em 2010.

LC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos