Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Dados do INE sobre o mercado de trabalho em 2018 demonstram uma evolução positiva do país – JpD

Cidade da Praia, 08 Abr (Inforpress) – A Juventude do MpD defendeu hoje que os dados do INE sobre o mercado de trabalho em 2018 demonstram uma evolução positiva do país e que vão melhorar com a dinâmica do crescimento económico.

Em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, o secretário-geral da JpD, Esmael Teixeira, disse que esses dados deveram-se às medidas adoptadas pelo Governo, mormente o “aumento significativo” no investimento profissional, que vai beneficiar 5.700 jovens em 2019.

O dirigente da JpD apontou ainda os estágios profissionais, que, segundo ele, vão beneficiar 5.000 mil jovens e programas de empreendedorismo integrado com uma linha de crédito bonificado e com garantia parcial, no montante global de 2,7 milhões de contos.

Por isso, Ismael Teixeira disse estranhar os dados da Juventude do PAICV (JPAI), segundo os quais houve um aumento de 37.093 inactivos de 2017 para 2018.

“Das pessoas que se encontram na inactividade, apenas 18,3 por cento (%) estão inactivas porque consideram que não há emprego e 26% inactivas por ainda ser estudante e 17,6% por estar inválido, doente ou grávida”, justificou Esmael Teixeira, referindo-se aos dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Para Ismael Teixeira, combater o desemprego jovem é um dos maiores desafios da governação de Cabo Verde e, conforme defendeu, os dados mostram que se está num bom caminho e que os jovens podem ter confiança num futuro melhor.

“O que estranhamos é que a JPAI, uma organização que foi cúmplice dos sucessivos desmandos dos PAICV durante longos anos, e sem qualquer acção em prol da juventude, ressurgir-se agora, do nada, a torcer para que que tudo dê errado para voltarem ao poder a custa de falsidades”, conclui.

OM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos