Dados do INE sobre o emprego no país “incendeiam” o parlamento

Cidade da Praia, 11 Abr (Inforpress) – O líder da UCID (oposição) deixou hoje transparecer que os dados relativamente ao emprego apresentados pelo INE não são credíveis, tanto é assim, diz ele, que foram apresentados no dia 01 de Abril, dia das mentiras.

“Não há razão para nos vangloriarmos dos dados apresentados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística) relativamente ao emprego, dados esses apresentados no dia 01 de Abril, por sinal, é o dia que é”, indicou António Monteiro.

O deputado eleito nas listas da União Cabo-verdiana Independente e Democrática fez essas considerações na sequência da declaração política feita pelo Movimento para a Democracia (MpD-poder).

Segundo Monteiro, de 2015 a 2018, foram criados 515 postos de trabalho, acrescentando que nesse período a população cabo-verdiana “aumentou em 18.869 pessoas”.

Para a UCID, as medidas adoptadas pelo Governo “não estão a surtir os devidos efeitos”, pelo que  é preciso que se faça “muito mais” para debelar a “situação terrível” por que passam as pessoas.

No dizer do deputado do Movimento para a Democracia (MpD-poder), Miguel Monteiro, a sua bancada recebeu com “naturalidade” os dados trazidos a público pelo INE no que tange ao emprego e ao crescimento económico, adiantando que são consequência de “estratégias delineadas e executadas” pelo Governo.

Considerou que a taxa de desemprego se manteve nos 12,2%, “a melhor dos últimos sete anos, apesar de dois anos consecutivos de seca a mau ano agrícola”.

Citando dados do INE, Monteiro afirmou que a “maior parte dos inactivos não quer ou não está disponível para trabalhar”.

Relativamente a esta questão, o parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde Nuias Silva entende que os jovens que escutaram a declaração política do   MpD “devem estar revoltados”, porque diz ele, “foram profundamente agredidos e ofendidos”, uma vez que “os jovens qualificados não estão no desemprego porque querem”.

LC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos