Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

CVBabel promove campanha de consciencialização sobre oportunidades de aprendizagem de línguas estrangeiras

Cidade da Praia, 29 Abr (Inforpress) – O Centro de Línguas e Traduções, CVBabel, promove a partir de 03 de Maio, uma campanha de consciencialização sobre os benefícios e as oportunidades de aprendizagem de línguas estrangeiras em tempos de crise e pós crise.

Em entrevista à Inforpress, o coordenador da campanha, Carlos Carvalho, avançou que a campanha terá a duração de duas semanas e tem o público-alvo claramente definido, que abrange crianças, jovens e profissionais de diferentes áreas de actuação.

“Estamos há seis anos a actuar no mercado, a nossa actuação tem sido a nível da formação em línguas estrangeiras. Então, surgiu a ideia de lançarmos uma campanha de sensibilização para a importância de nós cultivarmos o domínio de pelo menos uma língua estrangeira, neste contexto da pandemia”, asseverou, indicando que a referida campanha será em formato digital e presencial e que a CVBabel quer ser um centro cada vez mais próximo dos cidadãos.

Tendo em conta que as línguas estrangeiras em Cabo Verde já são uma necessidade e esta necessidade tem agravado no contexto da covid-19, ressaltou que as línguas podem converter-se em ferramentas que permitem aos jovens e profissionais de diferentes áreas terem oportunidades e estarem melhor preparados para os efeitos pós pandemia.

“Nós pretendemos, tendo em conta o quadro pandémico que estamos a viver, fazer a campanha em 75% a nível das redes sociais. Isto quer dizer que teremos uma equipa que vai interagir com o público jovem e profissional. Vamos passar a mensagem de forma prática sobre as facilidades de aprendizagem de uma língua. Vamos falar sobre técnicas de ensino de língua estrangeira em Cabo Verde”, especificou, realçando que a CV Babel, enquanto sector privado, quer dar o seu contributo e resposta aos desafios que várias instituições enfrentam neste momento.

Segundo Carlos Carvalho, estão igualmente previstas acções de sensibilização presencial, interacção com o público, visitas às escolas e universidades para a divulgação de mensagens sobre a importância das línguas estrangeiras.
Estão ainda previstos encontros de reflexão com os parceiros e diferentes personalidades da sociedade civil, estão ainda programados durante a campanha concursos, divulgação de vídeos, e entre outros.

Para este responsável, o actual contexto é propício para se investir e promover mudanças no estilo de vida das crianças, adolescentes, jovens e profissionais. Neste sentido, prosseguiu, a CVBabel quer mostrar que” há mais vida e momentos de alegria e aprendizagem para além da pandemia que podem ser aproveitadas”.

O coordenador da campanha destacou, por outro lado, as vantagens da aprendizagem das línguas estrangeiras, no que se refere à escolha do país para a realização dos cursos superiores e formação profissional, facilidade de integração no mercado de trabalho nacional e internacional, promoção de intercâmbios entre jovens relativamente ao acesso às novas tecnologias, entre outros.

“Temos várias oportunidades lá fora, basta vermos países aqui perto que temos ou mesmo países que estão mais distantes do arquipélago que oferecem oportunidades, mas muitas vezes não nos aventuramos, não por causa da capacidade técnica, mas sempre ficamos receosos da barreira linguística e do tempo que podemos levar para nos adaptarmos”, salientou, afiançando que o processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras não é limitado somente às escolas e que actualmente existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas fora do sistema educativo.

No próximo dia 03 de Maio, concluiu Carlos Carvalho, todos estão convidados a fazerem parte dessa campanha, que se quer inédita no país, em que serão apresentadas e partilhadas as ferramentas, que irão ajudar os interessados prepararem-se melhor para o processo de aprendizagem e aprimoramento de línguas estrangeiras.

A escola de línguas, CVBabel fica situada na Fazenda, cidade da Praia, dispõe de uma equipa de profissionais formados na área e com larga experiência no ensino, formação em línguas estrangeiras (nível secundário e universitário), bem como no ramo do domínio de tradução / interpretação.

Segundo os responsáveis, o referido centro está habilitado para servir com “garantia de qualidade” e ao “melhor preço do mercado”, nos domínios das línguas inglesa, francesa, espanhola e portuguesa para crianças e adultos- tradução e interpretação, revisão e produção de textos, assessoria e consultoria linguística e entre outros serviços linguísticos.

CM/JMV
Inforpress/Fim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos