Curso de Verão em assuntos eleitorais e cidadania já capacitou cerca de 400 estudantes universitários – CNE

 

Assomada, 30 Set (Inforpress) – A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já capacitou, nesta primeira edição do “Curso de Verão” ministrado em quatro universidades (Universidade de Cabo Verde, Instituto Universitário de Educação, Universidade Jean Piaget e Universidade de Santiago), cerca de 400 estudantes em assuntos eleitorais.

A informação foi avançada hoje à Inforpress pelo vice-presidente da CNE, Amadeu Barbosa, à margem do encerramento do IV módulo do “Curso de Verão” realizado na Universidade de Santiago (US), no qual foram capacitados 280 estudantes, nos Campus da Praia e Assomada.

Segundo Barbosa, durante os trabalhos foram abordados temas como: Estado do Direito e democracia, forma como se processa o processo eleitoral e informações relativamente à própria instituição.

Questionado se a CNE conseguiu atingir a meta inicial, que era promover o mesmo curso em todos os estabelecimentos de ensino a nível nacional, disse que não, explicando que no período de férias era “complicado”, sendo ainda “quase impossível” também em termos financeiros e do próprio pessoal disponível para fazer tal formação.

No entanto, Amadeu Barbosa assegurou que a instituição almeja dar continuidade a este trabalho de “sensibilização”, antes do final deste ano, prosseguindo ainda até às eleições de 2020/21.

Conforme explicou ainda o vice-presidente da CNE, a mesma não chegou também à diáspora, mas no entanto, a ideia é lá também chegar com este “trabalho de sensibilização”.

Apontou que Universidade de Cabo Verde, Instituto Universitário de Educação, Universidade Jean Piaget são os estabelecimentos de ensino superior abrangidos, lamentando o facto de não terem chegado aos de São Vicente.

Em relação a este primeiro curso faz um balanço positivo, ajuntando que é “sempre bom” transmitir informações sobre tais matérias, principalmente a esta classe académica, com o intuito dos mesmos transmitirem aos outros esses conhecimentos.

Para a formanda do 4º ano da US em Comunicação Empresarial, Alaídes Sanches, com o curso adquiriu conhecimentos sobre a importância do voto para os cidadãos e para a sociedade, e ainda qual é o comportamento que se deve ter perante os partidos políticos e a importância dos mesmos para a sociedade.

De entre os temas tratados, destacou como “mais importante” a democracia e eleição, isto porque, passou a ter mais conhecimentos sobre o valor das eleições.

Garantiu que vai levar os conhecimentos adquiridos à sua comunidade.

FM/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos