Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cristãos em Cabo Verde celebram a ressurreição de Jesus Cristo em mais um domingo de Páscoa

 

Cidade da Praia, 14 Abr (Inforpress) – Os cristãos de Cabo Verde celebram este domingo, 16, a ressurreição de Jesus Cristo, numa data classificada pela Igreja Católica como o ponto alto do tríduo pascal de Cristo crucificado, sepultado e ressuscitado.

As celebrações religiosas da Páscoa, que decorrem durante três dias na Igreja Católica,  designado por tríduo pascal, iniciaram-se na quinta-feira Santa, com a celebração da missa crismal, onde se consagra o santo crisma e abençoa-se, também, os demais óleos usados nos enfermos e baptismos.

Segundo a Igreja Católica, esta sexta-feira, os cristãos celebram a paixão de Cristo com liturgia da palavra, adoração da cruz e o sagrado sacramento e, no domingo da Páscoa, haverá a celebração da ressurreição de Cristo, mas antes, no sábado, os católicos mantém-se em vigília.

Na sexta-feira Santa os católicos são convidados a levar a cabo as celebrações da Paixão com liturgia da palavra, adoração da cruz e sagrada comunhão, sendo que nesta ocasião, renova-se as promessas baptismais.

Para o Cardeal Dom Arlindo Furtado, a Páscoa simboliza a passagem para uma “nova vida, a vida eterna”, motivo para que ela seja a “mais importante festa da liturgia católica” e a principal festa do cristianismo, acrescentando que para que a Páscoa aconteça, é “fundamental” que o homem esteja numa plena relação com Deus.

“Cristo morreu e ressuscitou e foi glorificado de uma vez por todas e em si mesmo. A cada ano celebramos, revivemos, reatualizamos para nós a Páscoa do Senhor para nos ajudar a entrar na mesma dinâmica da santificação, de perfeição, amor, de verdade e da caminhada para que ninguém fique para trás”.

A Páscoa marca o término da Quaresma, que decorre durante 40 dias, considerado pela Igreja Católica como um tempo propício para os cristãos incentivarem a sua relação com o próximo e assumir a dinâmica da aliança com Deus, por ser o núcleo central da fé cristã que integra o mistério pascal, a paixão, a morte e a ressurreição e glorificação de Jesus ressuscitado.

DR/FP

Inforpress/Fim

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos