Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

CPLP promove ciclo de debates para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa

Cidade da Praia, 21 Abr (Inforpress) – A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) promove um ciclo de debates entre os meses de Abril e Maio para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, celebrado a 5 de Maio.

Em comunicado, a CPLP elucida que a iniciativa realiza-se sob o tema “Promoção e difusão da língua portuguesa: Estratégias globais e políticas nacionais” e está inserida nas comemorações do 5 de Maio – Dia Mundial da Língua Portuguesa e Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP.

O ciclo de debates, de acordo com a nota, será realizado em formato presencial e online, com a apresentação de painéis e discussão em mesas-redondas, nos quais participarão representantes dos estados-membros, dos observadores associados e consultivos da CPLP e outras instituições da sociedade civil.

No dia 29 de Abril, o painel de debate terá como tema “O ensino da língua portuguesa em contextos multilingues”, e conta com intervenções do presidente do Camões, IP, João Ribeiro de Almeida, secretário de Comunicação e Cultura do Itamaraty, Paulino Franco de Carvalho Neto, reitor da Universidade Independente de Angola, Filipe Zau, representantes da Comissão Nacional do IILP de Timor-Leste, Benjamim Corte Real, e da Comissão Nacional do IILP de Moçambique, Samima Patel.

No  dia 5 de Maio, avançou mesma fonte, além do painel de debate, “Português, língua de cultura, ciência e inovação”, será realizada uma sessão solene com as intervenções do secretário executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, embaixador Eurico Monteiro, em representação da Presidência cabo-verdiana em exercício da CPLP, a entrega do Prémio Fernão Mendes Pinto e do Prémio da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), seguido de um momento musical, pelo cantor angolano Paulo Flores.

O ciclo de debates encerra-se no dia 19 de Maio com o tema “Internacionalização da língua portuguesa após a conquista do Dia Mundial: Que desafios?” e conta com a participação de representantes de Cabo Verde junto da Unesco, da União Africana, do Observatório da Língua Portuguesa, da Universidade de Lisboa e da Universidade Eduardo Mondlane.

Em 2019, a Unesco aprovou o dia 05 de Maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, uma data que habitualmente é comemorada na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A efeméride já tinha sido instituída como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, a 20 de Julho de 2009, por resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, que decorreu na cidade da Praia.

A data, que celebra a importância cultural e histórica da língua portuguesa para toda a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), foi oficializada com o propósito de promover o sentido de comunidade e de pluralismo dos falantes do português.

CM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos