CPLP: Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas informaram ao PR sobre os resultados da reunião da Praia (c/áudio)

Cidade da Praia, 11 Abr (Inforpress) – Os chefes de Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foram recebidos hoje a tarde pelo Presidente da República a quem informaram sobre os resultados da reunião das chefias militares da Praia.

Em declarações à imprensa após a visita de cortesia, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Cabo Verde, Anildo Morais, disse que com Jorge Carlos Fonseca falaram sobre as FA da CPLP, o seu funcionamento e defesa prestada aos países que compõe a Comunidade.

“A nível da Comunidade houve um apelo da parte do Presidente da República no sentido de reforçarmos os laços de amizade e de cooperação que nos unem a nível da CPLP, assim como de operacionalizarmos um mecanismo de respostas para situações de crises”, disse o tenente-coronel.

Quanto a este mecanismo, Anildo Morais adiantou que já na próxima reunião dos ministros da Defesa da Comunidade, a ter lugar em Angola, o documento vai ser aprovado.

Disse que os objectivos delineados para a reunião foram “amplamente atingidos”, sublinhando, por outro lado, a “profundidade da reflexão e o amplo consenso” em todos os assuntos debatidos, em particular a materialização do Colégio da Defesa, que será realizado em Portugal.

Do encontro da Praia foi também efectuada a calendarização dos exercícios militares, nomeadamente “Felino”, a serem realizado em Angola este ano, e na Guiné-Bissau no próximo ano, e o Colégio de Defesa, em Portugal.

A reunião, que teve a duração de dois dias, analisou a resolução do Conselho das Nações Unidas sobre a “mulher, paz e segurança”, e aprovou a proposta da Cruz Vermelha Internacional para participar nos exercícios como observador.

A 21ª reunião dos Chefes do Estado-Maior-General das Forças Armadas da CPLP contou com a participação de delegações Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

PC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos