CPLP apoia Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação a ter lugar em Portugal

Cidade da Praia, 14 Nov (Inforpress) – A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai participar no I Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação (I CLABIE) e no IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância (SLBEI), a decorrer em Portugal de 15 a 17.

O congresso, a decorrer na Universidade de Aveiro, sob o tema “Educação, Culturas e Cidadania das Crianças”, acontece numa perspectiva de internacionalização da formação e da pesquisa e congrega investigadores, educadores, professores, formadores, estudantes e demais interessados nas pesquisas, nos debates e nas propostas relacionados com a Educação de Infância.

Segundo os promotores, pretende-se com o evento fomentar o intercâmbio de profissionais que actuam em diversos contextos de educação das crianças, almejando promover o bem-estar, a cidadania e as culturas da infância.

Neste âmbito, estarão em debate temas como a “Famílias e comunidades na educação das crianças”; “Instituições, espaços, tempos e interacções no Jardim-de-Infância/Escola Infantil”;“A educação das crianças nas primeiras idades” e  “Linguagens, Literacias e saberes das crianças”.

É tema também de debate as “Culturas, vizinhanças e sociabilidades”; “Políticas Públicas para a infância”; “Migrações, itinerâncias e inclusão/exclusão” e “Agendas de investigação e formação de profissionais da Infância”.

A organização estima a participação, presencial ou à distância, de investigadores, educadores, professores, formadores, estudantes e outros interessados na temática, a fim de reflectirem e trocarem experiências, cruzando as perspectivas das realidades europeias, africanas e sul-americanas.

O evento conta com a colaboração da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, Brasil), representada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (GEPPECI), da Universidade do Minho (Braga/Portugal), através do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), e da Universidade de Aveiro (Portugal), através do Departamento de Educação e Psicologia e do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores.

PC/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos