Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19/UNTCS-CS tem procurado a comunicação social para fazer as denúncias em vez de procurar “instâncias próprias” – IGT

Cidade da Praia, 15 Mai (Inforpress) – O Inspector-Geral do Trabalho, Anildo Fortes, afirmou hoje que União Nacional dos Trabalhadores Cabo-verdianos – Central Sindical (UNTCS-CS) tem procurado a comunicação social para fazer as denúncias de despedimento dos trabalhadores, em vez de procurar as “instâncias próprias”.

O responsável fez essa afirmação em declarações à Inforpress, para refutar a presidente da UNTCS-CS, Joaquina Almeida, que esta quarta-feira, 13, questionou a autoridade do Governo perante instituições públicas que têm recorrido ao ‘lay-off’ (suspensão temporária do contrato de trabalho).

“Há um procedimento para fazer denúncias ou pedido de intervenção, caso exista alguma infracção. Todos os sindicatos, ao tomarem conhecimento de uma situação irregular, comunicam à IGT, mas UNTC-CS, em vez informar as instâncias próprias, vai à comunicação social”, indicou Anildo Fortes.

Sobre as alegadas “irregularidades” ou “despedimentos” na empresa DB – Protect, Anildo Fortes disse que até ao momento não receberam nenhum pedido de intervenção ou denúncia por parte dos trabalhadores, estranhando as declarações da presidente daquela central sindical.

Anildo Fortes informou, no entanto, que desde que foi decretado o estado de emergência, a IGT recebeu mais de 5000 chamadas na linha de denúncia (800 27 27), através das delegações em São Vicente, Sal e da Praia.

“Desde que foi decretado o estado de emergência, criou-se todas as condições para que fosse possível continuar a atender e receber as denúncias por parte dos trabalhadores e prestar esclarecimentos sobre as situações das empresas”, concluiu

OM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos