Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Testes realizados hoje para efeito de viagem resultaram em 17 positivos

Cidade da Praia, 17 Jul (Inforpress) – Os 149 testes rápidos de covid-19, realizados hoje na Praia e no Sal, para efeito de viagem, resultaram em 17 casos positivos, que vão agora ser confirmados por PCR, adiantou o director nacional de Saúde, Artur Correia.

Segundo adiantou em conferência de imprensa hoje, na Cidade da Praia foram realizados 65 testes rápidos dos quais resultaram dois positivos e no Sal 84 com 15 positivos.

Santiago e Sal são as duas ilhas onde são exigidos testes de anticorpos à saída para outras ilhas, uma resolução do Governo que Artur Correia garante estar a ser escrupulosamente cumprida, como forma de minimizar os riscos de contágio.

Artur Correia lembrou que além dos testes rápidos há também a exigência do preenchimento de um formulário epidemiológico onde são pedidas as informações relativa ao risco de covid-19.

“São informações importantes que permitem aos funcionários nos portos e aeroportos decidirem se autorizam ou não a viagem, consoante as respostas dadas pelos próprios utentes”, explicou apontando que ainda há a medição da temperatura que também entra na avaliação.

O porta-voz do Ministério da Saúde e Segurança Social, adianta que as autoridades estão atentas quanto à situação das outras ilhas e de forma particular de São Nicolau, com 25 casos activos, indicando que se a situação se complicar medidas necessárias também serão tomadas quanto as viagens.

Segundo dados apresentados durante a conferência de imprensa, desde início da pandemia em Cabo Verde já foram realizadas 36.088 testes rápidos. Destes, adiantou Artur Correia, apenas 18% deu positivo e no rol dos positivos apenas 2% foram confirmados depois pelo PCR.

Desde o dia 15 de Julho que foram retomadas as ligações marítimas e aéreas entre todas as ilhas de Cabo Verde, depois de mais de três meses com viagens suspensas para evitar a propagação do vírus.

Com a actualização dos dados, Cabo Verde passa a contabilizar um total de 1.939 casos positivos acumulados, dos quais resultaram 20 óbitos, tendo já 913 pessoas recuperadas da infecção provocada pelo novo coronavírus.

A covid-9, provocada pelo novo coronavírus, já infectou 1.939 pessoas e já matou 20 pessoas em Cabo Verde. Os dados mostram que o país conta com 1.005 casos activos distribuídos pelos diversos concelhos do país e 913 recuperados.

Praia é o município com maior número de casos (1.099), seguido do Sal (407), Santa Cruz (170), Santa Catarina (94), Boa Vista (57), Ribeira Brava São Nicolau (30), São Miguel (17), Tarrafal (14) e São Vicente (13).

A nível mundial já provocou mais de 585.000 mortes e infectou mais de 13,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

MJB/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos