Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Solenidade de São João Baptista na Várzea limita-se a uma única missa e sem a habitual procissão

Cidade da Praia, 24 Jun. (Inforpress) –  A comunidade da Várzea da Companhia celebra esta tarde a solenidade de São João Baptista apenas com uma missa rezada à frente da capelania em honra ao patrono, mas sem a habitual procissão pelas ruas deste bairro.

Contrariamente aos anos anteriores em que o Santo Patrono foi sempre festejado com “pompas e circunstância”, este ano, por causa das regras de confinamento e medidas impostas pelas autoridades sanitárias para evitar a propagação da covid-19, as autoridades religiosas tomaram as cautelas para evitar a aglomeração das pessoas.

O pároco da comunidade da Imaculada Conceição, da qual a Várzea da Companhia está integrada, Padre Boaventura, vai presidir às 16:00 à santa missa, sendo que aos fiéis foram recomendados o cumprimento das recomendações de distanciamento social e restrições de pessoas no espaço limitado, bem como o uso de máscaras de protecção “para o bem de todos”.

A comunidade religiosa local e o pároco concordaram em como “os juízes de festa deste ano vão manter-se para o ano seguinte, sendo que a contribuição monetária dos mesmos não será efectuada este ano, mas no próximo ano”.

Na Cidade da Praia, São João Baptista é tradicionalmente uma festa muito concorrida pela comunidade varzense residente e na diáspora, extensiva a paroquianos dos mais diversos pontos da Cidade da Praia e do interior, com a particularidade de contar com largas dezenas de juízes, mas que este ano vai ser resumida a uma única missa rezada no largo da capela.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos