Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19/São Vicente: OMCV vai distribuir 45 mil máscaras cirúrgicas a professores de quatro ilhas

Mindelo, 28 Jan (Inforpress) – A Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) começa a distribuir segunda-feira, 01 de Fevereiro, um total de 45 mil máscaras cirúrgicas a cerca de 900 professores das ilhas de Santo Antão, São Nicolau, São Vicente e Maio.

Trata-se, segundo a responsável da OMCV, ONG sem fins lucrativos, em São Vicente, Fátima Balbina Lima, de um donativo do empresário cabo-verdiano radicado nos Países Baixos Adilson Cruz, que enviou as máscaras e pediu que elas fossem distribuídas aos professores do País.

“Com esta indicação, coube à OMCV decidir que as máscaras seriam destinadas aos professores que usufruem de um rendimento mais baixos”, precisou a mesma fonte, que indicou que, embora fosse desejo do empresário que o donativo contemplasse professores de todas as ilhas, constrangimentos, nomeadamente de transporte, obrigou a que se escolhesse as ilhas mais próximas de São Vicente.

A escolha do Maio, justificou, prendeu-se com as carências da ilha que a organização já conhece.

Cada professor contemplado vai receber 50 máscaras, mas a OMCV garantiu que o empresário Adilson Cruz mostrou-se disponível para enviar, numa segunda etapa, mais máscaras para as demais ilhas do arquipélago.

Fátima Balbina Lima destacou na ocasião da entrega do donativo a colaboração do Comando da Primeira Região Militar, que assegurou “toda a logística” no transporte dos materiais “até chegar às mãos da OMCV”.

Os dados do Ministério da Saúde divulgados esta quarta-feira indicam que o País registou mais 103 casos positivos da covid-19, dos quais 33 em São Vicente, sendo que o total de infecções acumuladas aproxima-se dos 14 mil casos positivos em dez meses da pandemia.

Neste momento o País tem 13.722 casos acumulados, dos quais 12.908 estão recuperados, e relativamente aos casos activos contam-se 680, com os municípios da Praia (280) e de São Vicente (259) a liderar a lista.

As estatísticas do Ministério da Saúde indicam 129 óbitos, três óbitos por outras causas e dois transferidos desde o início, ano passado, da pandemia.

AA/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos