Covid-19/São Vicente: Instituto do Turismo recolhe subsídios de boas práticas sanitárias no sector náutico

Mindelo, 11 Set (Inforpress) – O Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV) realiza neste sábado, no Mindelo, um encontro com os operadores a fim de recolher subsídios, que ajudem na elaboração de boas práticas sanitárias específicas para o turismo náutico.

A reunião terá com palco São Vicente, ilha que, conforme a administradora executiva do ITCV, Zilca Paiva, informou à Inforpress, detém 23 das 33 empresas do ramo náutico no activo neste momento.

Sendo assim, conforme a gestora, querem a colaboração dos prestadores de serviço deste sector, que, acredita tem um “peso importante” para o crescimento na economia cabo-verdiana e na própria história de São Vicente.

“A ideia é ausculta-los nesta fase de pandemia para saber os desafios e para saberem em relação às entidades fiscalizadoras e que têm o convénio da pesca desportiva e saber como podemos aproximar mais e imprimir uma maior eficácia nas acções de fiscalização”, explicou a administradora do ITCV, promotor do evento juntamente com o Instituto Marítimo e Portuário (IMP).

As contribuições dos operadores vão ser depois, di-lo Zilca Paiva, acopladas ao documento final, uma vez que Cabo Verde ainda não tem definido as medidas sanitárias específicas para o turismo náutico, sobretudo para as empresas com embarcação.

“Para termos um documento muito mais completo, que sirva a realidade de Cabo Verde”, sustentou a mesma fonte, acrescentando que durante o encontro vão ser “socializadas” as medidas sanitárias gerais, por exemplo como número de pessoas permitidas nas embarcações de recreio náutico, uso de máscaras e álcool gel.

A reunião acontece na manhã deste sábado, nas instalações do Ministério da Economia contando com cerca de 30 participantes, entre prestadores de serviço, entidades com responsabilidade no sector náutico e ainda da saúde.

Após São Vicente, o ITCV pretende realizar o mesmo tipo de evento na ilha do Sal, mas ainda sem data agendada, concretizou Zilca Paiva.

Cabo Verde contabilizou nas últimas 24 horas, segundo informações do Ministério da Saúde, mais 94 casos de covid-19, divididos entre o s concelhos de Santiago, São Nicolau, Fogo e Sal e 83 recuperados.

O País passa a contar com 529 casos activos, 4.076 casos recuperados, 44 óbitos e dois transferidos, perfazendo um total acumulado de 4.651 casos positivos.

LN/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos