Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19/São Vicente: Autoridades confirmam infecção pelo novo coronavírus na grávida transferida do Sal

Mindelo, 31 Mai (Inforpress) – As autoridades confirmaram hoje que a grávida transferida da ilha do Sal para o Hospital Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente, se encontra mesmo infectada pela covid-19 e decorre uma investigação para saber os seus contactos.

A informação foi avançada em conferência de imprensa, pelo director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto, que adiantou estar em curso uma investigação para saber os contactos da paciente.

Mas, neste momento, já estão alguns profissionais da saúde do HBS, que tiverem contacto com a paciente, em quarentena.

Segundo o director clínico do estabelecimento hospitalar, Paulo Almeida, avançou na sexta-feira, a paciente foi transferida nesta semana com problemas na gravidez e deveria ser submetida à uma cesariana, entretanto, apresentou outras complicações como cansaço e falta de ar.

Com isso, ajuntou o director clínico, foram feitos RX e outros exames de diagnóstico que remeteram a uma pneumonia.

“Ela também fez dois testes rápidos de covid-19, que deram todos positivos, e a paciente foi logo isolada”, assegurou Paulo Almeida, adiantando que devido à situação clínica da paciente e aos exames laboratoriais considerava-se “fortes suspeitas” que esta fosse portadora do novo coronavírus e aliás já estava sendo tratada como tal e colocada em isolamento.

Paulo Almeida disse que da entrevista à paciente, esta assegura que não teve contactos com pessoas das ilhas afectadas pela covid-19, mas vai-se continuar uma investigação para confirmar ou não estes contactos.

O responsável clínico garantiu que a grávida está “estável” neste momento e que vai continuar em avaliação e só depois, se houver necessidade, deverá ser submetida à cesariana.

As autoridades de saúde confirmaram hoje o aumento de mais 14 casos confirmados no país, sendo 12 na Cidade da Praia, um em Tarrafal de Santiago e um em São Vicente.

O país contabiliza neste momento 435 casos acumulados de covid-19, 193 recuperados e quatro óbitos.

As autoridades de saúde revelaram que os doentes com infecção activa continuam em isolamento e com evolução favorável, com excepção de um doente que apresenta um quadro crítico.

LN/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos