Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19/ São Vicente: Associação Simabô elogia cuidado dos mindelenses com animais mesmo com estado de emergência

Mindelo, 14 Abr (Inforpress) – A associação de protecção de animais Simabô destacou hoje o cuidado que os mindelensens têm tido com os animais, mesmo no estado de emergência, que não tem permitido à instituição fazer as castrações nas diversas zonas.

Segundo a assistente da direcção, Rita Neves, apesar do estado de emergência, a população de São Vicente tem-se preocupado com os animais de estimação, levando-os inclusivamente à clínica, que neste momento só presta serviços relacionados com emergências e castrações.

“A população da ilha, no geral, está sensibilizada com a protecção dos animais de estimação e não temos notado grandes diferenças quanto ao que era antes”, disse à Inforpress a técnica, sublinhando, no entanto, que tem havido algumas restrições ao atendimento, para evitar a aglomeração de pessoas.

Rita Neves disse também estarem a fazer com que não piore também o número de cães vadios nas ruas, embora as limitações que o actual estado impõe.

Isto, porque, segundo a mesma fonte, a Simabô está actualmente limitada em termos de voluntários e até de meios financeiros para fazer as campanhas de castrações nas diversas zonas da ilha e que normalmente eram financiadas pelo empreendimento hoteleiro mantido pela associação.

“Financiávamos a campanhas com as verbas do hotel da Simabô, e que permitia cobrir as despesas com os consumíveis, veterinários e medicamentos, já que para a população tudo era gratuito. Mas, agora sem hóspedes, as coisas complicaram-se ”, explicou Rita Neves, lembrando que, normalmente, conseguiam castrar “mais de cem animais” numa única zona.

Entretanto, ajuntou, não têm notado muita diferença, tendo em conta que ainda continuam com castrações, inclusive de animais encontrados nas ruas.

Com o actual estado de emergência, a Simabô diminuiu o horário de atendimento na clínica, das 9:00 às 13:30, mantendo os serviços de castração e emergência.

“A Simabô entende que é de extrema importância manter a prestação destes serviços, de forma a garantir os níveis mínimos de higiéne pública e de bem-estar dos nossos animais”, sublinham como justificativa.

O País regista até então 11 casos confirmados de Covid-19, sendo um em São Vicente, três na cidade da Praia e sete na Boa Vista, entre os quais um óbito, um cidadão inglês de 62 anos, que se encontrava de férias na ilha.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 109 mil mortos e infectou quase 1,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Dos casos de infecção, quase 360 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em Dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Os Estados Unidos são o país que regista o maior número de mortes, contabilizando 20.608 até hoje, e aquele que tem mais infectados, com mais de 530 mil casos confirmados.

O continente europeu, com quase 910 mil infectados e mais de 75 mil mortos, é o que regista o maior número de casos.

LN/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos