Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19/São Nicolau: José Freitas destaca o papel do poder local no combate a pandemia

Cidade do Tarrafal, 02 de Ago (Inforpress) – O Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, José Freitas, destacou hoje o papel do poder local no combate a pandemia da covid-19.

No seu discurso na sessão solene em comemoração ao 16º aniversário do município, José Freitas afirmou que no contexto pandémico, foi possível verificar o papel desempenhado pela autarquia, principalmente no apoio à criação do auto-emprego.

“O contexto vivenciado no País, em particular no nosso município, causou um grande desgaste, não só às pessoas, mas também às instituições e ao mesmo tempo foi um enorme desafio, sendo que tornou mais evidente o papel do poder local ao serviço das comunidades”, afirmou.

José Freitas destacou o “desgaste” na economia, ligado à fraca existência empresarial na ilha, com predominância nas actividades informais ligadas à pesca e à agricultura.

O autarca informou ainda que foi necessário traçar estratégias, para que pudessem integrar os jovens que regressaram a São Nicolau devido às consequências da pandemia.

“Houve um registo de mais de 300 jovens que regressaram a São Nicolau, aumentando a situação de desemprego no município, sendo assim foi necessário traçar estratégias para estimular a criação do auto-emprego”, realçou.

Por sua vez, o presidente da Assembleia Municipal de Tarrafal de São Nicolau, Raimundo Lopes, fez referência aos projectos que contribuem para melhoria da vida das pessoas, destacando a necessidade de um desenvolvimento contínuo.

“Houve reabilitação de habitações degradadas, desencravamento de localidades, como estrada de Fragata. Portanto é justo reconhecer que os sucessos alcançados têm contribuído para a melhoria de vida das pessoas, todavia é necessário ter um desenvolvimento contínuo”, destacou.

Simoni Soares, líder da bancada do Movimento para a Democracia, suscitou a importância de todo o trabalho desenvolvido pela autarquia no que diz respeito ao bem-estar da população.

“Tarrafal está no rumo certo, a equipa camarária tem desenvolvido um excelente trabalho em vários domínios de desenvolvimento local, mesmo perante as consequências da covid-19 e da seca”, avançou.

Por seu lado, Manuel Fernandes, líder da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), fez referência a alguns constrangimentos que afectam o município e a sua população.

“A escassez da água, a penúria dos transportes, o problema de habitação, a problemática de recolha e tratamento do lixo e o desemprego são exemplos de que o município necessita de uma visão clara de desenvolvimentoi”, salientou.

Helton Sequeira, da bancada do Grupo Independente para o Desenvolvimento do Tarrafal (GRIDT), destacou os problemas de saneamento, como questões que merecem especial atenção.

“Tarrafal é considerado um dos municípios mais limpos do País, mas isso deve-se ao comportamento das pessoas, e o tratamento que é dado ao nosso lixo é algo que tem de ser resolvido”, acrescentou.

Além da sessão solene em comemoração ao dia do município, também foi realizada a missa solene e acção de graças pelo município.

LS/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos