Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19/São Miguel: Presidente da câmara congratula-se com prorrogação do estado de emergência e suavização das restrições

Pedra Badejo, 14 Mai (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Miguel congratulou-se com a prorrogação do estado de emergência na ilha de Santiago, uma vez que o novo decreto traz a suavização das restrições, permitindo a retoma de algumas dinâmicas económicas.

“Estamos de acordo com a decisão tomada pelo Presidente da República, sobretudo na parte que diz respeito a suavização de algumas restrições e manutenção de outras”, revelou à Inforpress, acrescentando que as actividades liberadas como a construção civil, agricultura, entre outras representam para o seu município a retoma das dinâmicas económicas.

Conforme mencionou, várias obras, que empregam muitas pessoas e geram rendimentos para as famílias, estão paralisadas.

“A retoma dessas actividades é uma boa novidade”, reconheceu, salientando que é necessário que as pessoas passem a saber conviver com o vírus e a realidade actual.

No seu entender, tendo em consideração a situação sanitária do município da Praia, o chefe da Nação tomou uma decisão “ponderada”.

“Nós congratulamos com a decisão e vamos cumprir na íntegra”, afiançou, assegurando que a edilidade vai continuar a sensibilizar a população e preparar todos os espaços públicos para ter condições necessárias para evitar a propagação da covid-19.

Entretanto, afirmou que está a aguardar a publicação do documento do Governo sobre esta matéria, para que se possa saber em que moldes será feita a abertura, para avançar com a retoma das actividades, principalmente das obras, que, ao seu ver, têm “grande impacto” na economia do concelho.

“Cabo Verde está a fazer uma boa gestão desta pandemia e é importante que cada uma faça a sua parte”, observou, apelando à colaboração da população.

Para Herménio Fernandes, a população deve fazer a sua parte e colaborar com as autoridades porque quem sofre com o vírus são as pessoas.

O mesmo garantiu que a autarquia que dirige vai continuar a apoiar famílias mais vulneráveis e lembrou que mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas com apoios de assistência alimentar.

O Presidente da República prorrogou quarta-feira, 13, o estado de emergência por mais duas semanas na ilha de Santiago, a vigorar das 00:00 do dia 15 até às 24:00 de 29 de Maio.

“Na sequência de consultas a diversas entidades técnicas, políticas e da sociedade civil, e ouvido o Governo, nos termos constitucionais, considerei necessário prorrogar o estado de emergência para a ilha de Santiago, no período compreendido entre as 00:00 do dia 15 de Maio de 2020 às 24:00 do dia 29 de Maio do corrente”, comunicou Jorge Carlos Fonseca, na noite desta quarta-feira, a partir do Palácio Presidencial, no Platô.

O concelho da Praia registou nas últimas 24 horas mais 26 casos positivos de infecção pelo novo coronavírus, elevando-se para 315 o total de infectados no País, desde o início da pandemia.

WM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos