Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19/Santo Antão: Habitantes do Planalto Leste expectantes quanto ao arranque dos investimentos previstos para 2020

Porto Novo, 11 Mai (Inforpress) – Os habitantes do Planalto Leste, na ilha de Santo Antão aguardam, com expectativa, a implementação dos investimentos públicos em vários domínios previstos para essa localidade, ao longo deste ano, que devem ultrapassar os 120 mil contos.

De entre os investimentos em carteira para o Planalto Leste, se destacam a requalificação da estrada de acesso à Lagoa, financiada pelo Governo em cerca de cem mil contos, projecto que, segundo Manuel Pinto, porta-voz da população local, está sendo “muito aguardado”, dado o impacto que terá no processo de desenvolvimento de todo o Planalto Leste.

A Associação Comunitária Luz Viva, de Lagoa do Planalto Leste, insiste, também, na necessidade de se dar início às obras nessa estrada, estimada em dez quilómetros, as quais vão atenuar o desemprego nessa localidade, durante a fase de execução.

Outro investimento muito esperado pelos moradores prende-se com o projecto regional do Planalto Leste, a cargo da Associação dos Municípios de Santo Antão (AMSA) e financiado em nove mil contos, através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que visa, entre outros aspectos, o reforço do abastecimento de água às famílias carenciadas.

A AMSA já prometeu implementar este projecto ao longo de 2020, com intervenções ainda a nível do saneamento (construção de casas de banho), turismo (construção de miradouros) e da reflorestação.

Igualmente, a população local mostra-se expectante quanto à realização do projecto sobre a valorização turística do parque natural de Cova/Paul/Ribeira da Torre, com financiamento garantido no âmbito do Fundo do Ambiente, em cinco mil contos.

O projecto vai ser implementado pela Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal), cuja presidente, Josefa Sousa, diz acreditar que, apesar da crise que afecta o País, devido à pandemia de covid-19, o Fundo do Ambiente vai manter o financiamento.

Estão, também, previstos investimentos no desporto (construção de uma placa desportiva em Lagoa).

Planalto Leste foi contemplado, nos últimos anos, com vários investimentos, com destaque para o projecto de abastecimento de água, financiado no quadro do II compact de Millenium Challange Account (MCA).

Mais de 250 mil contos foram investidos Planalto Leste nesse domínio, permitindo a resolução do problema de água nesse planalto, que recebeu, também, projectos a nível de electrificação e turismo (construção de miradouros).

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos