Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19/Santo Antão: Delegada de Saúde da Ribeira Grande alerta as pessoas para mudarem de comportamento

Ribeira Grande, 04 Mai (Inforpress) – A delegada de Saúde do concelho da Ribeira Grande, Florentina Lima e Lima, pediu hoje que as pessoas mudem de comportamento e cumpram as medidas sanitárias para evitar o colapso do sistema de saúde. 

Segundo Florentina Lima a maioria das localidades do concelho da Ribeira Grande, nos últimos dias, tem tido um aumento exponencial de casos positivos da covid-19. 

Neste sentido a mesma fonte afirmou estar preocupada porque a delegacia de Saúde não dispõe de muitos recursos humanos para poder dar resposta mas afiançou que já pediu o reforço dos recursos humanos ao Ministério da Saúde. 

A médica salientou ainda que a delegacia de Saúde está no terreno a fazer o seu trabalho e ainda tem vários doentes crónicos para ver, bem como a atenção primária para todos os programas da saúde pública.

“As pessoas têm de aprender a respeitar as regras, medidas e colaborar com o sistema de Saúde, porque quantos mais casos tivermos mais mortes teremos e é o que estamos a ver a nível Nacional”, asseverou Florentina Lima. 

Florentina Lima frisou que no início as pessoas estavam a comportar-se, mas nos últimos tempos houve um certo relaxamento das mesmas que, depois, ficam a apontar o dedo ao sistema de Saúde.

“Se as pessoas não colaborarem não podem estar a reclamar e nós estamos a trabalhar e vamos continuar a fazê-lo com zelo, mas se as pessoas não colaborarem fica difícil controlar esta situação”, alertou a médica que disse que já não vale falar das medidas porque todas as pessoas sabem quais são.

“Neste momento o problema está no cumprimento e não temos espaço para isolar todas as pessoas infectadas”, finalizou Florentina Lima.

Ao todo, a ilha de Santo Antão contabiliza, neste momento, 209 casos activos, sendo 92 no município da Ribeira Grande, 41 no Paul e 96 no Porto Novo. 

LFS/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos