Santo Antão: CEFP-SA retoma implementação de cursos de formação profissional

Ribeira Grande, 19 Jun (Inforpress) – O Centro de Emprego e Formação Profissional de Santo Antão (CEFP-SA) retomou esta quinta-feira o curso de recepção e alojamento, que faz parte de um conjunto de acções de formação interrompidos pela pandemia.

O curso de recepção e alojamento é ministrado no concelho do Paul e conta com a participação de 21 formandos.

O director do CEFP-SA, Paulo Luís Rodrigues, disse à Inforpress que ainda foi possível implementar quatro acções de formação no primeiro trimestre, nomeadamente, a formação pedagógica inicial de formadores, a de técnicas industriais de transformação e conservação de pescado, a de francês prático e a de PIN (planear e implementar negócio).

Outras, de maior duração, ficaram suspensas com o estado de emergência e este é o momento da retoma das formações então interrompidas.

Na Ribeira Grande já reiniciaram as formações de francês prático e inglês técnico, em parceria com o Ministério da Agricultura e Ambiente, além de uma formação PIN para os jovens do concelho.

No Porto Novo as formações interrompidas também já reiniciaram, nomeadamente os cursos de recepção e alojamento e de topografia.

Segundo Paulo Rodrigues a implementação dos cursos de formação profissional foi retomada seguindo todas as indicações constantes do regulamento para a prevenção do contágio nas instituições de formação profissional e em diálogo permanente com a delegacia de Saúde.

Em declarações à Inforpress o director do CEFP-SA anunciou um vasto pacote de formações que não puderam ser implementadas devido à epidemia mas disse que está optimista em relação à sua implementação até ao final do corrente ano, contando com a parceria de algumas instituições.

Com a Câmara de Comércio de Barlavento prevê realizar uma formação na área da gestão do agronegócio, com o projecto Raízes tem na forja uma acção na área do marketing digital, destinado a todos os operadores turísticos da ilha de Santo Antão e, aproveitando o momento em que os guias turísticos estão sem actividade, Paulo Rodrigues pensa implementar uma acção de capacitação dos guias turísticos em parceria com o Gabinete Técnico Intermunicipal e com a Câmara Municipal da Ribeira Grande.

Paulo Rodrigues anunciou, igualmente, uma formação PIN que será implementada no Porto Novo, em parceria com o programa Jov@emprego, além de duas formações de cuidadores no Paul e no Porto Novo em parceria com o Ministério da Família e Inclusão Social e com o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género.

Segundo Paulo Rodrigues, o Programa de Estágios Profissionais e Empresarias (PEPE) também já está em marcha com a retoma das colocações de estagiários e os contactos com os parceiros em Santo Antão como forma de incrementar a colocação do maior número possível de estagiários.

HF/JMV

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos