Covid-19/Santiago Norte: Hospital regional tem criado todas as condições para dar resposta à pandemia – responsável (c/áudio)

Assomada, 17 Jul (Inforpress) – O director da Hospital Regional Santa Rita Viera (HRSRV) assegurou hoje que desde o surgimento dos primeiros casos de covid-19 na região Santiago Norte tem criado todas as condições para dar resposta à pandemia de covid-19.

“O cenário do hospital desde a entrada do vírus nos municípios que compõem a região Santiago Norte tem sido muito exemplar e temos criado todas as condições em matéria de formação, capacitação e infra-estruração, mas, sobretudo, na questão de reforço de equipamentos, para que possamos ter a capacidade de dar a melhor resposta possível”, afirmou Imadoeno Cabral.

Este responsável de Saúde, que falava aos jornalistas após a recepção dos equipamentos de protecção individual (EPI) doados pela empresa Hotel’s Solutions, avaliados em 500 mil escudos, que decorreu hoje naquela instituição de Saúde, explicou que o hospital tinha que criar tais condições, tendo em conta que os doentes com covid-19 não são evacuados para o hospital central da Praia.

Por isso, assegurou que o hospital tinha que criar todas as condições para que possam dar respostas dentro daquilo que são as suas responsabilidades, aliás, afiançou, que foi por causa do esforço feito, que até agora não foram registadas vítimas mortais nessa estrutura de saúde, apesar de terem doentes internados.

Por outro lado, mostrou-se satisfeito com o trabalho dos profissionais de Saúde, observando que o hospital está a trabalhar em duas frentes, ou seja, uma para dar resposta à covid-19 e a outra para não deixarem os pacientes sem assistência médica”.

O balanço é muito positivo atendendo que até este momento tivemos 20 e tal casos positivos (recebidos e em tratamento no hospital), não tivemos nenhum paciente grave nem crítico, e não tivemos nenhum registo de óbito. Foi um trabalho muito árduo, tanto a nível da qualidade técnica e do reforço das nossas capacidades de respostas”, congratulou-se.

Destacou ainda o facto de o hospital não ter registado nenhum caso de infecção pelo novo coronavírus nos seus profissionais de saúde.

Além de os apoios com EPI, fez saber que receberam apoio a nível de formação e capacitação dos seus profissionais.

Imadoeno Cabral deixou uma mensagem de apreço aos profissionais de saúde do Hospital Santa Rita Vieira e da Região Sanitário Santiago Norte que, segundo ele, têm trabalhado de forma incansável para que se possa conter a propagação do vírus, visando garantir a qualidade de vida dos munícipes da região Norte da ilha de Santiago.

FM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos