Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19/Santiago Norte: Hospital regional recebe doação de equipamentos de protecção individual (c/áudio)

Assomada, 17 Jul (Inforpress) – O Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV), em Santiago Norte, no âmbito do projecto de protecção e prevenção da covid-19, recebeu hoje equipamentos de protecção individuais (EPI), doados pela empresa Hotel’s Solutions, avaliados em 500 mil escudos.

“Esses materiais vão contribuir para o reforço de capacidade de resposta em matéria de prevenção e de protecção, tanto para os profissionais de saúde como também dos utentes nesta nova senda que é a luta contra o novo coronavírus (covid-19). São materiais importantíssimos que para além de terem um valor financeiro muito grande, também terá o seu impacto a nível do seu uso”, disse o director do HRSRV, Imadoeno Cabral.

Este responsável que falava aos jornalistas após a recepção dos EPI, compostos por viseiras, máscaras cirúrgicas e descartáveis (com 25 lavagem), álcool gel, sabonetes e sabonetes líquidos, que decorreu hoje naquela instituição de saúde, lembrou que os materiais, ora entregues, são os que o hospital usa no seu dia-a-dia.

E, tendo em conta que o hospital está a trabalhar em duas velocidades (uma para dar resposta à covid-19 e a outra para que não deixarem os pacientes sem a assistência médica), e porque o País tem parcos recursos, assegurou que os referidos materiais vão ajudar o hospital nessa luta contra a covid-19.

Segundo informou, tais materiais estão a ser instalados em todos os consultórios médicos, casas de banho, serviços de apoio e à entrada para o uso, tanto dos profissionais de saúde, como dos utentes, e que ainda vão distribuir ‘kits’ para todos os profissionais de saúde que estão a trabalhar com os pacientes infectados no hospital e na Região Sanitária Santiago Norte (RSSN).

Por seu lado, o director-geral da Hotel’s Solutions, Silvino Almeida, assegurou que os EPI têm qualidade e têm certificação nacional e internacional.

“Esta doação de 500 mil escudos e com um anexo de 200 mil escudos durante o próximo ano, tem um valor simbólico para Santiago Norte”, observou, lembrando que tal doação se enquadra no âmbito da responsabilidade social da empresa que dirige.

Não obstante, o momento difícil que a empresa está passar por causa da covid-19, tendo em conta que todos os hotéis estão fechados, disse que entenderam que agora é o momento para abdicarem um “bocadinho” para ajudarem o próximo.
Aliás, para ele, esta doação é sinal que as coisas vão retomar muito em breve e que não vai haver nenhuma vítima em Santa Catarina, Santiago Norte e mais vítimas a nível nacional.

Estiveram presentes no acto, o director da RSSN, João Baptista Semedo, e o presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, José Alves Fernandes, que na ocasião anunciou que a autarquia, no âmbito da cooperação descentralizada, já conseguiu mobilizar um conjunto de EPI para o HRSRV, que brevemente vão estar no País.

FM/DR
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos