Pedra Badejo, 19 Jun (Inforpress) – A presença dos militares e efectivos da Polícia Nacional vai ser reforçada no município de Santa Cruz para fortalecer as acções de sensibilização e fiscalização, de forma a evitar a propagação da covid-19 no concelho.
A informação foi avançada aos jornalistas pelo comandante regional da Protecção Civil em Santiago Norte, Amaro Varela, após uma visita efectuada hoje pelo primeiro-ministro e ministros da Saúde e da Administração Interna, para se inteirar da situação da covid-19 no concelho de Santa Cruz.
“Já fizemos duas acções de fiscalização massiva, tendo em conta o aumento de casos ultimamente na comunidade de Achada Ponta, com um contingente reforçado por uma equipa que chegou da cidade da Praia”, explicou, salientando que já alcançaram mais de 14 localidades do concelho.
As acções porta-a-porta nas moradias e estabelecimentos comerciais visam reforçar as sensibilizações para que haja a execução dos procedimentos, a fim de se evitar a propagação do vírus.
“Vamos ter o reforço das sensibilizações e de fiscalização porque as pessoas têm que saber que devem cumprir os procedimentos para evitar mais propagações. Caso não cumprirem vão ser sancionadas”, alertou Amaro Varela.
Conforme constaram as autoridades, “uma boa parte” da população santa-cruzense não está a usar máscaras e muitas vezes não há o controlo a nível dos estabelecimentos no que se refere à higienização e outras medidas de protecção.
A Protecção Civil já identificou alguns pontos críticos, nomeadamente a presença de pessoas nas praias de mar, apesar de estarem interditadas, assim como no cais de pesca, onde se regista a aglomeração, “sem o distanciamento e grande parte de pessoas não usa máscaras”.
“Vamos ter um reforço de contingência militar e juntamente com as autoridades locais vamos ter mais acções”, garantiu.
Além das praias de mar, que as pessoas “insistem em frequentar”, o responsável afirmou que nas placas desportivas os jovens teimem em desenvolver actividades que ainda estão suspensas.
A equipa das Forças Armadas vai ser colocada nalguns pontos considerados críticos, mas também um grupo vai fazer rondas permanentes.
Conforme dados avançados no encontro de hoje, Santa Cruz contabiliza 81 casos confirmados da covid-19, espalhados pelas localidades de Achada Ponta, Renque Purga, Porto Madeira e Achada Fazenda.
WM/CP
Inforpress/Fim