Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Santa Cruz poderá ser o segundo município de Santiago Norte a atingir 70% de vacinados com primeira dose – RSSN

Pedra Badejo, 20 Set (Inforpress) – Santa Cruz poderá tornar-se, até final de Setembro, no segundo dos seis municípios da região Santiago Norte a atingir a meta dos 70 por cento (%) da população com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19.

Se tal acontecer até final de Setembro, vai juntar-se ao município de São Lourenço dos Órgãos que no passado dia 25 de Agosto se tornou no primeiro dos seis municípios da região Santiago Norte a atingir tal marca, e que, conforme os dados avançados pelo Gabinete da Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), até 17 Setembro conta com 83 por cento (%) da população vacinada com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19.

Conforme os mesmos dados, em Santa Cruz, das 15.791 pessoas elegíveis, ou seja, maiores de 18 anos, ao todo foram vacinadas com primeira dose 10.616 (67 %) e segunda dose 2.712 (17 %), num total de 13.328 doses de vacinas contra a covid-19 já administradas.

Entretanto, a nível da RSSN, dos 76.688 indivíduos da população elegível ao todo foram vacinadas um total de 43.107 pessoas com a primeira dose, o que corresponde a 56%, e 10.200 pessoas estão completamente vacinadas, o que equivale a 13% da população elegível, num total de 53.307 doses de vacinas administradas nos seis municípios que a compõe.

Por municípios, São Lourenço dos Órgãos lidera na percentagem com 84% da população vacinada com a primeira dose, seguido de Santa Cruz 67%, São Miguel 54%, São Salvador do Mundo 53%, Tarrafal e Santa Catarina 50% cada.

Quanto à segunda dose, São Lourenço dos Órgãos também está a liderar (36 %), seguido de Santa Cruz (17%), São Salvador do Mundo (12 %), São Miguel (11%), Santa Catarina (10%), e Tarrafal (9%).

Tendo em conta, a “fraca” adesão à campanha de vacinação registada nos últimos dias, a RSSN acredita que até final de Setembro, Santa Cruz poderá juntar-se a São Lourenço dos Órgãos como município a atingir os 70% de vacinados com a primeira dose e que os demais podem não atingir tal meta.

Se a tendência se manter, pelo menos quatro municípios da região Santiago Norte poderão não entrar na lista dos que vão atingir a meta proposta pelo Governo – 70 por cento (%) até final de Setembro.

Nesse sentido, as autoridades pedem mudança de atitude dos “jovens resistentes” à vacina e alertam que o município poderá ficar para trás na retoma das actividades, sobretudo económicas.

As autoridades de saúde lamentam ainda o facto de muitos jovens optarem pela realização de testes de 15 em 15 dias em vez da vacinação, e informam que testes de PCR e antigénio não são viáveis.

Em Santiago Norte todas as delegacias de Saúde já têm um calendário de vacinação contra a covid-19, que contempla deslocação às várias localidades durante os próximos meses.

Daí o apelo à adesão da população, sobretudo das pessoas maiores de 18 anos, tendo em conta que, segundo as autoridades sanitárias, a vacinação vai evitar casos graves de contaminação e até mortes por covid-19.

A RSSN conta com cinco delegacias de saúde, um hospital regional e um centro de saúde (São Salvador do Mundo), que depende da Delegacia de Saúde de Santa Catarina.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos