Covid-19/Santa Cruz: Jorge Carlos Fonseca apela ao não-ajuntamento na celebração das festas de São Tiago Maior

Pedra Badejo, 24 Jul (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, apelou à população santa-cruzense para evitar ajuntamentos na comemoração da festa de São Tiago Maior, que se celebra hoje, tendo em conta o perigo da propagação da covid-19.

O chefe de Estado fez este apelo em declarações aos jornalistas, em Pedra Badejo, após uma visita efectuada ao concelho para se inteirar da situação da covid-19 na povoação.

“Eu já estive cá como convidado e antes de ser Presidente da República vim cá para a festa. Era festa com muita alegria, muita movimentação de pessoas, muita música, com danças, concursos e foguete” recordou o Presidente da República chamando a atenção para o facto de que “neste momento não é possível fazer isso”.

“Eu digo aos santa-cruzenses que este é um ano especial e estamos num contexto de pandemia, por isso, as pessoas não devem pensar que estamos numa situação normal”, disse Jorge Carlos Fonseca, lembrando que esta “situação de pandemia requer cuidados para evitar a propagação”.

“As pessoas devem tentar comemorar de uma forma diferente. É um momento de crise, portanto, o festejo tem que ser adaptado à esta situação”, defendeu o Presidente alertando que “esta pandemia é algo sério e Santa Cruz já vai em 203 casos positivos da doença”.

“Felizmente, não se registou nenhum óbito provocado pela doença no concelho, mas temos que travar a propagação deste vírus”, referiu.

“Temos de evitar, sobretudo em momentos de festa, a tentação de esquecer que estamos num período de crise sanitária”, reforçou, frisando que se deve obedecer, com rigor, as directivas das autoridades sanitárias.

“Espero que tenhamos uma boa “azágua” (ano agrícola) este ano, Santa cruz, é um concelho iminentemente agrícola, um celeiro da ilha de Santiago quando há uma boa “azágua”, e espero isso para atenuar a pressão sobre o emprego, a protecção social e as necessidades das pessoas. Espero que, no próximo ano, possa vir cá festejar o dia 25 de Julho de uma outra maneira, sem máscaras e com festas à maneira tradicional de Santa Cruz, enfatizou.

WM/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos