Covid-19/Santa Catarina: Associação cria caderno para “nutrir a mente” das crianças durante o isolamento social

Assomada, 04 Jul (Inforpress) – A Associação Acredita na bo Vitória, com sede em Santa Catarina, criou o “Caderno de contenção”, visando ajudar as crianças a nutrirem as suas mentes durante o isolamento social provocado pela covid-19 e período das férias escolares.

“Durante esta grande crise sanitária, pela qual estamos passando, desejamos ajudar as crianças a continuarem a nutrir as suas mentes. Nossas crianças são os nossos tesouros, são o nosso futuro, elas são os futuros líderes, são elas que construirão este mundo após esta crise”, afirmou à Inforpress a presidente da Associação Acredita na bo Vitória, Victória Duarte Gonçalves.

É nesse sentido que, segundo esta jovem activista, a associação que dirige criou esse livro que contém actividades, desafios, jogos e exercícios, que segundo ela, está articulado em quatro valores importantes, mormente, persistência, auto-confiança, saber ser e preservação do meio ambiente.

“Caderno de Contenção” é um caderno que foi feito às pressas, mas com muito amor. Foi feito do pré-escolar ao 7º ano de escolaridade e desejamos distribuir ao máximo número de crianças possível e dar as pessoas a conhece-lo”, exteriorizou, recordando que os cadernos têm os conteúdos propostos pelo Ministério de Educação, de acordo com cada nível do ensino.

De momento, Victória Gonçalves adiantou que já fizeram distribuição desse caderno aos alunos dos três centros geridos pela associação em Assomada, Rincão e Ribeira da Barca, gratuitamente, prevendo, igualmente, entregar de forma gratuita, o documento a mais duas localidades sem acesso à televisão para que as crianças continuem a estudar durante esse período de isolamento social e de férias escolares.

No entanto, informou que caso outras crianças queiram desfrutar deste caderno, que vão disponibilizá-lo por apenas 200 escudos , que é o preço de impressão e de forma gratuita em formato digital.

“O objectivo é que muitas crianças possam se beneficiar dessa ferramenta, para que as crianças de Cabo Verde brinquem enquanto estudam, como eu tive a chance de fazer isso na Europa”, vaticinou a jovem que deixou a França para viver em Cabo Verde com marido e seus quatro filhos, em Junho de 2018.

A primeira escola (centros educacionais) da Associação Acredita na bo Vitória”(acredita na tua vitória, em português) abriu em Setembro de 2019, em Assomada, seguido de Rincão e Ribeira da Barca em Fevereiro de 2020.

Os três centros acolhem crianças em idade escolar, ou seja, a partir do 1º ano de escolaridade, que pagam uma mensalidade “simbólica” de 500 escudos, onde são desenvolvidas por dia uma actividade específica.

Explicações/ajuda nos trabalhos de escolas nas mais diversas disciplinas, aulas de dança, música (instrumentos e voz), teatro, desporto (capoeira), artes plásticas e línguas (Francês) são as actividades que, de momento, são desenvolvidas nos centros educacionais.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos