Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Representante da OMS alerta para o isolamento “o mais rapidamente possível” dos casos positivos na Boa Vista

Cidade da Praia, 15 Abr (Inforpress) – O representante da OMS em Cabo Verde considerou hoje que os casos testados positivos que vêm surgindo na Boa Vista carecem de “uma resposta alargada” para assegurar que todos os identificados sejam isolados “o mais rapidamente possível”.

Hernando Agodelo falava  à imprensa, na manhã de hoje a saída de uma visita ao Hospital Agostinho Neto, onde se inteirou das medidas de prevenção e de resposta à pandemia covid-19 no quadro da assistência que a Organização das Nações Unidas no País, através das suas diferentes agências, vem disponibilizando para fazer face à pandemia.

O representante da Organização Mundial da Saúde (OMS)  alertou para a necessidade de se evitar que os casos já identificados consigam contagiar o resto da população, quando se sabe que a ilha da Boa Vista já conta com sete casos positivos, (à altura desta visita),  enquanto se aguardava pelos resultados de aproximadamente 180 casos desta ilha.

Manifestou, entretanto, a sua satisfação pelo facto de a Cidade da Praia, a mais populosa do País, “ter tido a sorte” de contar apenas três casos positivos identificados dentro da mesma família, sem que tivesse sido detectado qualquer caso nos arredores.

Da visita ao Hospital Dr Agostinho Neto, Hernando Agodelo, que se inteirou detalhadamente de todos os pormenores desta estrutura hospitalar, exprimiu a sua preocupação pela diminuição dos números dos pacientes que normalmente procuram os serviços hospitalares, por considerar importante que a população saiba que os serviços regulares continuem a funcionar.

Neste sentido aconselhou a todos as pessoas que dos serviços hospitalares precisam a não se deixarem complicar as suas patologias para se dirigem ao hospital, ao mesmo tempo que manifestou “alegria” pela criação de novas estruturas, especificamente para identificar e fazer triagem das pessoas que cheguem ao hospital com doenças do tipo respiratórios.

Hernando Agodelo disse estar “realmente satisfeito” da maneira como o hospital central da Praia está estruturado, já que evita misturar as pessoas que potencialmente possam ter a doença da covid-19 com as restantes patologias.

Cabo Verde passa a contar, a partir desta manhã, com mais 45 casos testados positivos  num universo das 196 amostras aos trabalhadores que estiveram de quarentena no hotel Riu Karamboa, na ilha da Boa Vista, testaram positivos.

Segundo a informação divulgada pelo Governo, num total de 196 amostras que acabaram por rer realizadas no Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Saúde Pública, no Hospital Dr Agostinho Neto, 147 tiveram resultados negativos, 45 positivos, ao passo que quatro estão pendentes.

Com estes 45 testados positivos, elevam para 56 os casos positivos testados em Cabo Verde, sendo 52 na ilha da Boa Vista, três na Cidade da Praia e um na ilha de São Vicente.

SR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos