Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Protecção Civil e bombeiros prosseguem mega campanha de desinfecção na Praia, Boa Vista e São Vicente

Cidade da Praia, 09 Abr (Inforpress)  – O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB) desencadearam na manhã de hoje campanhas de sensibilização e desinfecção, com o apoio de equipas multidisciplinares nas ilhas onde já foram testados positivos ao covid-19.

A técnica dos serviços de Protecção Civil e Bombeiros, Vitória Veríssimo, avançou à imprensa que com esta mega campanha de desinfecção e sensibilização em locais públicos foram contempladas precisamente as ilhas onde se registaram casos confirmados da covid-19, designadamente Boa Vista, Santiago e São Vicente.

Promovida para assinalar o fim da primeira semana do estado de emergência, a campanha, que arrancou na segunda-feira, envolve equipas multidisciplinares constituídas por elementos do SNPCB, delegacias de Saúde, Polícia Nacional, Forças Armadas e Associação dos Fuzileiros.

Veríssimo explicou que a estratégia passa “por atacar as zonas e os bairros com maior aglomeração”, mas sobretudo as zonas e localidades onde as pessoas possam circular como as paragens de autocarros, mercados e supermercados, durante determinados momentos.

A desinfecção na Cidade da Praia, revelou, teve início com máquinas dorsais, de modo a poder penetrar nas ruas mais estreitas pelo que na mega campanha de hoje os SNPCB recorreram aos serviços dos camiões cisternas das câmaras municipais da Praia e de São Domingos de modo a atingir as grandes áreas.

De acordo com a programação, a capital do País foi dividida nos sectores centro, norte e sul,  sendo que para hoje vão ser contemplada com esta campanha a Avenida Cidade Lisboa, com particular importância para a zona do mercado informal de Sucupira, Platô, Porto da Praia e Achada Grande.

Em São Vicente, disse, a campanha prossegue durante o dia e hoje, depois de quarta-feira ter sido desinfectada a Rua de Lisboa, Rua da Praia, envolvendo toda a área costeira, Ribeira Bote e Monte Sossego.

Na Boa Vista, ilha onde foram testados os primeiros casos positivos no País, Vitória Veríssimo lembrou que foram utilizados camiões cisternas para atingir as áreas maiores, tendo ressalvado que em todas as ilhas está a ser usadas um produto à base do cloro.

Explicitou que este produto “não constitui qualquer perigo para a vida humana, animal e nem vegetal”, mas que se prontifica como um tóxico para o vírus do novo coronavírus (covid-19).

Nas restantes ilhas do País, os SNPCB promete “atacá-las” paulatinamente.

Cabo Verde mantém o registo de sete casos positivos da doença, quatro na Boa Vista, dois na Praia e um em São Vicente.

Entre os quatro casos positivos na ilha da Boa Vista, um resultou em óbito, um cidadão inglês de 62 anos.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou cerca de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 87 mil.

SR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos