Covid-19: Primeiro-ministro vai anunciar novas medidas para fazer face ao aumento de casos

Cidade da Praia, 27 Dez (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, faz esta terça-feira, 28, uma declaração ao País, para anunciar as medidas tomadas durante a reunião de crise realizada hoje, na sequência do aumento do número de casos de covid-19.

O país saiu da situação de contingência em finais de Outubro, entrou para a situação de alerta. Uma medida justificada no momento pelo chefe do Governo com uma “tendência de estabilização da pandemia”.

A saída da situação de contingência para a situação de alerta permitiu o funcionamento de estabelecimentos com actividade de dança, o levantamento da limitação de lotação em eventos culturais, desportivos, artísticos, recreativos e de lazer, desde que realizados em recintos e espaços com controlo de entradas.

Entretanto nos últimos dias Cabo Verde registou uma tendência crescente de número de casos, com maior incidência na cidade da Praia, tendo a taxa de positividade aumentado num dia para mais de 15%, colocando o país na linha laranja no que se refere ao controlo da pandemia.

No espaço de uma semana o País passou de 95 para 609 casos activos, dos quais 319 estão no concelho da Praia, conforme o boletim epidemiológico divulgado hoje.

O director nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, disse acreditar que esses aumentos de casos, que motivou a reunião do gabinete de crise, poderão estar associados às diversas festas que vêm sendo promovidas nas últimas semanas.

A declaração ao País está marcada para as 10:00 na sala de conferências do Palácio do Governo.

MJB/ZS

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos