Covid-19: Presidente do INSP confirma envio de amostras para exame em Portugal (c/áudio)

Cidade da Praia, 13 Jul (Inforpress) – A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima, confirmou hoje o envio de amostras para exame de diagnóstico de covid-19 no Instituto Ricardo Jorge, em Portugal.

A responsável, que falava em conferência de imprensa para balanço da situação da pandemia da covid-19 em Cabo Verde, justificou esse envio das amostras com a necessidade de reduzir a sobrecarga dos laboratórios em Cabo Verde e reduzir os pendentes.

“Nós temos uma parceira desde início com o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge. Como sabem, no início foi sempre Ricardo Jorge que nos deu essa resposta e neste momento está disponível e estamos a trabalhar no sentido de enviar amostras para Portugal para que rapidamente consigamos fazer essa redução das amostras pendentes”, explicou.

Cabo Verde conta, neste momento, com três laboratórios de virologia a funcionar, da Praia, de São Vicente e do Sal, que arrancou muito recentemente, estando ainda prevista o reforço de capacidade do país para diagnóstico de covid-19 com abertura de outros laboratórios na Praia e no Fogo.

Sem precisar o número de amostras pendentes, Maria da Luz Lima confirmou que de facto há pendentes com muitos dias de espera de resultados, por vezes mais de uma semana.

Contudo, indicou que a intenção é trabalhar para “zerar” os pendentes e poder disponibilizar os resultados dos exames no máximo até 72 horas.

Cabo Verde notificou esta segunda-feira mais 24 novos casos de covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago e Sal, elevando o total acumulado para 1.722 infectados dos quais resultaram 19 mortes e 772 pessoas recuperadas.

O país conta, neste momento, com 921 doentes activos, dos quais 12 estão internados nos hospitais centrais e regionais e 909 nos hospitais de campanha e nos espaços de isolamento. Tem ainda 167 infectados em isolamento domiciliar, conforme dados avançados pelo director nacional de Saúde, Artur Correia.

Os 1722 casos acumulados estão distribuídos pelos concelhos da Praia (1001), Sal (337), Santa Cruz (152), Santa Catarina (91), Boa Vista (57), Ribeira Grande de Santiago (14), Ribeira Brava (14), São Vicente (12), Tarrafal (12), São Salvador do Mundo (09), São Domingos (07), São Miguel (09), Ribeira Grande (04), Maio (02) e São Lourenço dos Órgãos (01).

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 566 mil mortos e infectou mais de 12,79 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

MJB/CP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos