Covid-19: Presidente da Cruz Vermelha destaca dedicação da instituição no combate à pandemia

Pedra Badejo, 02 Jun (Inforpress) – O presidente da Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV) garantiu hoje que a instituição que dirige tem estado a dedicar todos os dias no combate à covid-19, através de desenvolvimento de acções em parceria com as autoridades.

Arlindo Carvalho fez estas declarações à Inforpress, na cidade de Pedra Badejo, após a assinatura de um protocolo com a Câmara Municipal de Santa Cruz, para desenvolvimento de programas conjunto em várias vertentes.

“Enquanto instituição de socorro, nós actuamos em auxílio das autoridades e em protecção de pessoas mais vulneráveis”, declarou, salientando que neste momento o foco da instituição está precisamente nos domínios da saúde, segurança alimentar e apoio psicossocial.

Conforme assegurou, a Cruz Vermelha está a colaborar na área de saúde em várias frentes, nomeadamente na identificação de focos em termos de abordagem de disseminação de informações, destacando ainda um programa vasto a nível nacional sobre a segurança alimentar e nutricional.

“Pretendemos, ao longo do tempo, continuar a ser parceiros das autoridades, no sentido de amortizar os efeitos da pandemia da covid-19”, mostrou.

O responsável garantiu que a instituição tem estado a trabalhar de Santo Antão a Brava ao lado dos parceiros, com um conjunto de iniciativas como a mobilização de recursos para apoiar as pessoas e programas de reforço de capacidade de intervenção das instituições.

Além disso, adiantou que os voluntários dos conselhos locais da CVCV têm estado a desenvolver trabalhos importantes junto das comunidades e famílias, sobretudo aquelas que mais necessitam neste momento.

“Nós temos estado a cumprir a nossa missão que deriva de um mandato internacional, no sentido de auxiliarmos as autoridades e ser defensor de boas causas”, enfatizou.

Arlindo Carvalho fez saber que até o momento a instituição tem recebido ‘feedbacks’ muito animadores, que demonstram que a instituição está a cumprir com a sua função e missão.

Cabo Verde registou hoje mais oito casos da covid-19, dos quais quatro na Praia, três no Sal e um em Santa Cruz, elevando para 466 o número de casos acumulados no país.

O número de recuperados é de 237 e os doentes com infecção activa, de acordo com as autoridades, continuam em isolamento e com “evolução favorável”.

Também, registou-se hoje mais uma morte por covid-19 na capital, uma senhora de 62 anos, elevando para cinco o número de óbitos no país.

WM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos