Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Presidente da CEDEAO exorta deputados comunitários a juntarem-se à comissão na luta contra pandemia

Cidade da Praia, 25 Jul (Inforpress) – O presidente da Comissão da CEDEAO, Jean-Claude Kassi Brou, exortou hoje os deputados comunitários a juntarem-se na luta contra a pandemia da covid-19 devolvendo, assim, as melhores condições socioeconómicas às populações.

Jean-Claude Kassi Brou que discursava na cerimónia de encerramento da 2ª sessão extraordinária do parlamento da CEDEAO que vinha a decorrer, via videoconferência, desde o dia 21 de Julho, salientou que os efeitos da pandemia da covid-19 na sub-região são verdadeiramente difíceis.

“Do ponto de vista económico-financeiro esta crise pandémica irá provocar, este ano, uma recessão económica na nossa sub-região na ordem de 2,1%, com impacto significativo no PIB e nas importações dos Estados membros da CEDEAO”, realçou aquele responsável, citado num comunicado enviado à Inforpress.

O presidente da Comissão da CEDEAO apontou ainda para consequências negativas a nível financeiro, social, politico e de segurança humanitária e afirmou que o parlamento, enquanto elemento catalisador e alavanca de todo o sistema da Comissão da CEDEAO, deve desemprenhar as suas funções para que, em articulação com a comissão, possa contribuir para o desenvolvimento social e económico das populações da sub-região.

“Só assim o espaço comunitário poderá transformar-se numa aldeia sub-regional forte, onde se respira a paz, a segurança e o desenvolvimento”, sustentou.

Na ocasião, o presidente da Comissão da CEDEAO manifestou toda a solidariedade da instituição que dirige e expressou as mais sentidas condolências aos Estados e Governos da CEDEAO, bem como às famílias enlutadas, pela perda dos seus entes queridos, em virtude desta pandemia da covid-19.

A morte, recentemente, do primeiro-ministro da Cote D’Ivoir, Amadou Gon Coulibaly, vítima de covid-19, mereceu, a pedido do presidente da Comissão da CEDEAO, Jean-Claude Kassi Brou, um minuto de silêncio juntamente com todas as vítimas do novo coronavírus e do terrorismo na sub-região.

Para fazer face aos efeitos da covid-19, o responsável da Comissão da CEDEAO lembrou aos parlamentares e aos convidados presentes no acto de encerramento desta sessão extraordinária do Parlamento da Comunidade que, a 23 de Abril deste ano, os Chefes de Estado e de Governo da sub-região realizaram uma Cimeira Extraordinária, durante a qual foram criadas três comissões de coordenação ministerial, sob a liderança do presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari.

“Foram criadas, ainda, três comissões de coordenação ministerial: a primeira responsável pela Saúde, a segunda pelas Finanças e a terceira pelos Transportes, Logística e Comércio, para apoiar os Estados membro na mitigação dos efeitos da covid-19”, afirmou Jean-Claude Kassi Brou acrescentando que um fundo de solidariedade e apoio às vítimas do novo coronavírus, também foi criada.

De acordo com dados actualizados a África Ocidental contabiliza 1.760 mortos e 112.902 casos, a África Oriental regista 1.466 vítimas mortais, tendo passado hoje os 60 mil casos (61.347).

MJB/HF

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos