Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19/ Praia: MpD e PAICV alinham com posição da edilidade de se abster de realizar  actividades comemorativas

Cidade da Praia, 29 Abr (Inforpress) – As bancadas do MpD e PAICV  na Assembleia Municipal   da Praia  alinham  com a decisão   da  edilidade em não realizar actividades comemorativa do Dia da Cidade da Praia, devido à situação de pandemia que o País enfrenta.

Em declarações à Inforpress, a líder da bancada  do Movimento para a Democracia (MpD, poder), Filomena Delgado, defendeu que não há condições para a aglomeração de pessoas, pelo que a melhor solução  é suspender todas as actividades.

“Estamos  de acordo com a decisão do presidente da câmara porque devido aa covid-19 automaticamente todas as actividades ficam canceladas”, declarou.

No entanto, neste dia que se comemora os 172  anos da Cidade da Praia, Filomena  Delgado  apelou aos praienses para se resguardarem em casa e cumprir  as indicações das autoridades, lembrando que se trata do município com maior número de infectados pela covid-19.

“Este é o dia  diferente porque não vai haver nenhuma actividade comemorativa, por isso que sirva de reflexão para pensar  como ultrapassar à essa situação”,   indicou.

Adiantou ainda que o mesmo pode  acontecer no dia 19 de Maio, Dia do Município da Praia, uma vez que, conforme prognosticou, até  a data as implicações da pandemia  na sociedade vão se  manter.

Por seu turno, em representação da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), Silvina Andrade vai na mesma linha  e congratula-se com a posição da autarquia em não realizar nenhuma actividade comemorativa para assinalar o Dia da Cidade da Praia, dada à situação de pandemia.

“Estamos em estado de emergência e os casos positivos estão a aumentar, por isso  temos que cumprir  as indicações  das autoridades para quebrar  a cadeia  de transmissão “, notou.

Para isso, Silvina Andrade  apelou  aos praienses para terem um  “espírito de positividade”  nesta hora pois, segundo ela, o mais importante é  a prevenção e o confinamento  em casa.

O Dia da Cidade da Praia começou a ser comemorado, pela primeira vez, a partir de 29 de Abril de 2019, como feriado municipal, na sequência de uma deliberação da Assembleia Municipal.

Esta data foi tomada como referência porque foi nesse dia que a então vila foi elevada à categoria de cidade, conforme o decreto assinado pelo Visconde de Sá da Bandeira, então ministro do Ultramar.

OM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos