Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19/Praia: Ministério da Saúde anuncia primeiro paciente entubado para ser ventilado

Cidade da Praia, 14 Mai (Inforpress) – As autoridades de Saúde anunciaram hoje o primeiro paciente internado no Hospital Agostinho Neto, na Praia, com necessidade de ventilador e que de quarta-feira para hoje não teve uma evolução favorável.

A informação foi avançada pelo director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto, na conferência de imprensa de balanço diário da pandemia, explicando que o paciente de 65 anos teve que ser entubado para ser ventilado e a sua situação é “bastante delicada”.

Segundo apontou, nas últimas 24 horas foram analisadas 84 amostras, das quais 80 eram para fins de investigações e, das análises dessas amostras 26 foram positivas, todos no concelho da Praia.

Precisou que a existência de apenas um caso suspeito e que 244 pessoas estão internadas nos isolamentos, sendo na Praia 236, na Boa Vista seis e dois no Tarrafal de Santiago.

A cidade da Praia, com os 26 casos confirmados hoje representa 80 por cento (%) do total, Boa Vista 17,8%, enquanto a taxa de letalidade global está em 0,6% e a taxa de letalidade para pessoas com mais de 60 anos está em 7,7%.

De acordo com Jorge Noel Barreto, o Ministério da Saúde tem tomado conhecimento de depoimentos de pessoas que estão no isolamento e que queixam das condições das estruturas, o que considerou ser uma forma de avaliar a prestação de serviço que o ministério e seus parceiros vêm fazendo, além de ser reivindicação dos direitos dos cidadãos.

Entretanto, conforme avançou, o Ministério da Saúde teve conhecimento de que alguns pacientes estavam a fazer uso de bebidas alcoólicas dentro das estruturas de isolamento.

Nesta linha, alertou que as pessoas “devem cumprir com as normas” do isolamento e colaborar com as equipas de saúde e segurança que estão lá disponíveis.

“Fazemos um apelo para que tenham um pouco de bom senso, paciência e coragem para colaborarem com as recomendações das instituições de saúde”, ajuntou.

Cabo Verde regista 315 casos de covid-19 acumulados, distribuídos pelas ilhas de Santiago (256, sendo 252 na Praia, dois no Tarrafal e um em São Domingos), da Boa Vista (56) e de São Vicente (três).

Destes casos testados positivos há a registar 67 recuperados e duas mortes – um cidadão inglês de 62 anos que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e uma idosa de mais de 90 anos do concelho da Praia.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 297 mil mortos e infectou mais de 4,3 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Cerca de 1,5 milhões de doentes foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

HR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos