Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Praia com mais um caso positivo, dois suspeitos e trinta contactos identificados para seguimento

Cidade da Praia, 17 Abr (Inforpress) – A Cidade da Praia registou hoje mais um caso positivo do novo coronavírus, dois suspeitos e trinta contactos identificados para seguimento, na sequência do caso confirmado no bairro de Ponta d’Água, revelou hoje Artur Correia.

Segundo o director nacional da Saúde em conferência de imprensa, o País conta ainda com um caso suspeito de São Vicente, cuja amostra chegou hoje à cidade da Praia, e mais dois casos suspeitos da Boa Vista, totalizando para cinco os casos suspeitos, visto que quinta-feira se tinha anunciado três casos suspeitos da ilha das Dunas.

Em Santa Catarina de Santiago, onde havia um caso suspeito, Artur Correia avançou que as amostras, depois de analisadas resultou negativo pela segunda vez, mas que devido ao estado clínico do paciente, ir-se-á repetir um exame “diferenciado e mais sofisticado” para se detectar o vírus ou não.

Neste concelho, realçou, estão em quarentena domiciliar, 23 pessoas que tiveram contacto com os três casos suspeitos anunciados quinta-feira.

Quanto ao isolamento domiciliar, informou que na Praia vão ser isolados todos os casos suspeitos e contactos directos com o caso positivo anunciado hoje.

Na Cidade da Praia, ajuntou, estão ainda em quarentena obrigatória 28 pessoas que provieram da ilha do Sal, São Vicente e Boa Vista para tratamento de outras patologias.

Na ilha do Sal, segundo disse, continua em isolamento domiciliar 20 pessoas, em São Vicente o número de pessoas em quarentena baixou para 41, enquanto que em São Nicolau agora só três indivíduos estão de quarentena.

“Na ilha de Boa Vista todos os casos negativos, do hotel Riu Karamboa, estão em isolamento domiciliar, e estamos a prosseguir, a partir de hoje, a identificação de todos os contactos a nível domiciliar para efeitos de testes que irá iniciar-se sábado”, disse.

Quanto ao caso confirmado da Praia, Artur Correia, explicou, que o sector da saúde possui um plano de contingência que sempre é posto em acção quando houver casos positivos e que passa por seguir os familiares, desinfecção da casa, assim como os contactos directos.

Questionado sobre o uso permanente de máscaras em Cabo Verde, Artur Correia, revelou que a comissão técnica do Ministério da Saúde recomendou que o País ainda não chegou a fase que implica uso massificado de tal protecção.

Cabo Verde passa a contar, actualmente, com 56 casos positivos, sendo 51 na ilha da Boa Vista, quatro na Cidade da Praia e um na ilha de São Vicente.

A nível mundial, registou-se hoje mais de 150 mil mortos e mais de dois milhões de infectados.

Depois dos Estados Unidos que lidera em número de mortes e casos (33.286 mortes e 671,425 casos positivos), os países mais afectados são Itália, com 22.745 mortes em 172.434 casos, Espanha com 19.613 mortes (188.093 casos), França com 18.681 mortes (165.027 casos) e Reino Unido com 14.576 mortes (109.769 casos).

Na África o número de mortes provocadas pela Covid-19 subiu para 961 nas últimas horas, com mais de 18 mil casos registados em 52 países, de acordo com a mais recente atualização dos dados da pandemia no continente.

PC/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos