Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: PR anuncia quarta-feira decisão de alargar ou não o estado de emergência nas ilhas de Santiago e da Boa Vista

Cidade da Praia, 12 Mai (Inforpress)- O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, vai comunicar ao País esta quarta-feira sobre a sua decisão de renovar ou não o estado de emergência nas ilhas de Santiago e Boa Vista,

O Chefe do Estado reuniu-se esta tarde com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, o ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, o director Nacional da Saúde, Artur Correia e o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, através de vídeo-conferência, para a avaliação detalhada do estado de emergência em vigor nas ilhas de Santiago e Boa Vista

À saída do encontro, o Presidente da República afirmou que a reunião foi inconclusiva e que na quarta-feira irá pronunciar-se sobre prorrogação ou não do estado de emergência nas duas ilhas.

“Estivemos a abordar a evolução e execução do estado de emergência nas ilhas da Boa Vista e Santiago, para que eu possa estar habilitado a tomar uma decisão sobre a secessão do estado de emergência ou a sua eventual prorrogação”, referiu.

Avançou que durante a reunião tiveram a oportunidade de fazer uma reflexão sobre os dados da covid-19 no país, mais concretamente sobre a evolução da epidemia, mas não foi suficiente para uma decisão final.

Jorge Carlos Fonseca disse ainda que durante o dia de hoje teve a oportunidade de se reunir com o ex-Presidente da República, Pedro Pires.

Para esta quarta-feira, está previsto mais um encontro entre o Presidente da República e o chefe do Governo.

O estado de emergência, que compete ao Presidente da República decretar, ouvido o Governo e com autorização do Parlamento, vigora em Cabo Verde desde 29 de Março, tendo no dia 27 de Abril sido levantado para as ilhas sem qualquer registo da covid-19 (Santo Antão, São Nicolau, Sal, Maio, Fogo e Brava).

Para as ilhas de Santiago, São Vicente e Boa Vista, com casos positivos do novo coronavírus, o estado de emergência foi alargado até às 24:00 de 02 de Maio.

No dia 01 deste mês, o Presidente da República prorrogou o estado de emergência pela terceira vez, por mais 12 dias, nas ilhas de Santiago e da Boa Vista, vigorando das 00:00 de 03 de Maio até às 24:00 de 14 de Maio.

Cabo Verde conta actualmente com 267 casos acumulados da covid-19, sendo 208 na ilha de Santiago (204 na Cidade da Praia, dois no Tarrafal e dois em São Domingos), 56 na Boa Vista e três em São Vicente.

Dos casos confirmados, foram registados duas mortes, um cidadão inglês de 62 anos, que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista e uma idosa de 92 anos na Cidade da Praia.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 286 mil mortos e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Quase 1,4 milhões de doentes foram considerados curados

AV/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos