Covid-19/Porto Novo: Autoridades preocupadas com segundo foco da doença no interior do município

Porto Novo, 05 Jan (Inforpress) – A delegada de Saúde no Porto Novo, Santo Antão, Isaulina Delgado, mostrou-se hoje “preocupada” com o surgimento de um segundo foco de covid-19 no interior deste município, actualmente, com 25 casos activos.

Depois da Ribeira das Patas, as autoridades de saúde estão a braços com um segundo foco da doença no interior deste concelho, detectado, nesta quadra festiva, no Tarrafal de Monte Trigo, onde os 205 testes já efectuados, até agora, resultaram em 21 casos activos.

Conforme Isaulina Delgado, Tarrafal de Monte Trigo é uma comunidade que inspira preocupação, já que as pessoas, contrariando as orientações das autoridades sanitárias, promovem ajuntamentos, através de festas e convívios.

Foi o que se verificou nesta quadra festiva, durante a qual houve festas e almoços com presença de muito visitantes, situação que levou ao surgimento do foco de covid-19.

Essa localidade tem, ultimamente, recebido muitos visitantes provenientes de várias ilhas e onde as pessoas têm recusado fazer testes e utilizar máscaras, contribuindo para a propagação da doença no concelho, avisa a responsável.

A Delegacia de Saúde do Porto Novo já enviou a Tarrafal de Monte Trigo duas equipas para realizarem testes, um assistente social e pessoal de luta antivectorial para a desinfecção, estando prevista, para quinta-feira, envio de mais uma equipa de intervenção.

O primeiro foco de covid-19 no interior do Porto Novo foi detectado, antes do Natal, em Ribeira das Patas, o segundo maior centro populacional deste concelho, onde, nesta altura, há apenas um caso activo.

Porto Novo, com 25 casos activos (um internado no hospital regional João Morais e os restantes em domicílio) e 192 casos acumulados até ao momento, é um dos concelhos com maior número de infecções no País.

A delegada de Saúde reforça o apelo aos porto-novenses para seguirem as recomendações das autoridades, nomeadamente o distanciamento social, o uso de máscaras e higienização das mãos.

JM/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos