Search
Generic filters
Filter by Categories
Ambiente
Cooperação
Cultura
Economia
Internacional
Desporto
Politica
Sociedade

Covid-19: PNUD apoia municípios com 200 mil dólares para fazer face à pandemia (corrigido)

Cidade da Praia, 27 Jul (Inforpress) – O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) vai apoiar cinco municípios cabo-verdianos com o montante de 200 mil dólares (cerca de 20 mil contos) para implementação de medidas emergências no combate à pandemia da covid-19.

São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos, Ribeira Grande de Santiago, Tarrafal de São Nicolau e Maio são os municípios contemplados, conforme disse o director Nacional de Planeamento, Gilson Pina, à margem da apresentação do Projecto Covid-19.

Este projecto de financiamento de 789.060 dólares (cerca de 74 mil contos) e cuja proposta foi apresentada no contexto da pandemia, tem como objectivo apoiar o Governo com medidas de emergência para fazer face à crise provocada pela pandemia.

“É um projecto que vai financiar cinco municípios, com critérios bem específicos, nomeadamente a prevalência dos casos positivos nesses locais e os municípios mais pobres que temos no país”, adiantou o responsável.

Segundo explicou, as câmaras municipais vão apresentar projectos estruturantes, promovendo actividades concretas que irão ajudar na criação de rendimento para as famílias, neste período mais difícil.

“É um fundo canalizado para a covid-19, cada município terá que ter uma conta particular para este projecto, portanto há um controlo rigoroso sobre os montantes”, afiançou.

Já o representante do PNUD em Cabo Verde, Opia Kumah, classificou a acção de “extrema importância”, cujo objectivo é servir a população para ultrapassar a crise, criando as condições para que os municípios possam desenvolver projectos direccionadas às pessoas.

De realçar que os protocolos no âmbito do Projecto Covid-19 já foram assinados entre o PNUD e as câmaras municipais e os fundos foram transferidos para que possam implementar de imediato as medidas definidas.

Conforme o PNUD, os cinco municípios seleccionados já receberam 40 mil dólares iniciais para “reduzir o impacto económico” da covid-19 na vida das “pessoas mais desprotegidas” e na população desempregada a nível municipal.

Conforme as informações avançadas, com o projecto vão ser criados 339 empregos directos, contemplando 154 mulheres e 185 homens.

O Projecto Covid-19 beneficia ainda 120 famílias, 750 pessoas terão acesso à rede pública de água potável, 30 mulheres chefes de famílias beneficiadas através das medidas relacionadas com a pesca e 21 agricultores serão contemplados com a instalação de rede gota-gota nos seus terrenos agrícolas.

HR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos