Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Número de recuperados ultrapassa em mais de 10% os casos activos em Cabo Verde

Cidade da Praia, 24 Jun (Inforpress) – As autoridades de Saúde anunciaram hoje a recuperação de mais 64 pessoas, elevando o número de recuperados de covid-19 para 562, correspondente a 56,3% do total dos 999 casos notificados, enquanto os casos activos desceram para 42,7%.

Os dados foram apresentados em conferência de imprensa pelo director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Barreto, que reviu em alta os dados avançados na manhã de hoje, em comunicado, que apontavam para a notificação de 15 novos casos, quanto na verdade foram 16, colocando Cabo Verde a um caso de atingir um milhar de infecções pelo novo coronavírus.

“Identificámos uma pessoa que estava como um controlo, mas na realidade era um caso novo. Dois nomes muito parecidos originaram essa pequena confusão, mas na verificação dos dados identificamos isso, por isso é que foram para 16”, esclareceu.

De acordo com o responsável, os dados mostram que no dia 23 de Junho foi analisado um total e de 269 amostras, sendo 166 para fins de diagnósticos e 103 de controlo.

Dessas análises, adiantou, resultaram 16 casos novos, sendo 10 no concelho da Praia, cinco no Sal e um no concelho de Santa Cruz.

Em relação a casos internados/casos activos, indicou que existem neste momento 427, correspondente a 42,7%, distribuídos pelos concelhos da Praia (194), Sal (142), Santa Cruz (72), Santa Catarina (11), Tarrafal (1) São Vicente (4), Boa Vista (1) e Ribeira Grande Santo Antão (3).

Dois dos internados encontram-se em estado crítico, sendo um doente de 70 anos, que tem outros problemas de saúde e que se encontra no Hospital Agostinho Neto. A outra pessoa é uma mulher da ilha do Sal.

Em relação a recuperados, os dados indicam que só na Praia foram registadas 64 pessoas que tiveram altas já dos isolamentos, elevando para 562 pessoas, correspondendo a 56,3% dos casos notificados até este momento.

Desses números, 459 são da Praia, 53 da Boa Vista, 33 de Santa Cruz, oito de São Vicente, quatro do Sal, dois de Tarrafal de Santiago, um de São Domingos, um de Santa Catarina e um de Ribeira Grande de Santo Antão.

O país já contabilizou oito óbitos e taxa de letalidade global mantém-se em 0,8%, indicou o director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, adiantando ainda que um total de 1.374 pessoas está de quarentena em 12 dos 22 concelhos afectados pela pandemia.

Jorge Noel Barreto precisou uma vez mais que 73% das pessoas infectadas pelo novo coronavírus não apresentaram sintomas da doença.

O porta-voz do Ministério da Saúde adiantou ainda que de acordo com as informações recebidas das delegacias de saúde, até às 15 horas de hoje, foram identificados 16 casos suspeitos, entre os quais 11 do Sal, três de São Vicente e dois de São Salvador de Mundo.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 477 mil mortos e infectou mais de 9,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em África, há 8.618 mortos confirmados em mais de 324.500 infectados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia no continente.

MJB/JMV

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos