Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Número de óbitos reduz no mês de Maio em relação a Abril

Cidade da Praia, 31 Mai (Inforpress) – O director nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, precisou hoje que Cabo Verde registou 45 mortes provocadas por covid-19 durante o mês de Maio, menos seis do que em Abril.

“Em termos de óbitos, no mês de Abril nós tivemos um total de 51 óbitos, foi o pior mês que já tivemos em termos mortes por causa de covid-19. No mês de Maio já temos um total de 45, menos seis do que no mês de Abril”, disse Jorge Noel Barreto na habitual conferência de imprensa realizada às segundas-feiras para fazer o ponto de situação da pandemia no arquipélago.

Este responsável informou ainda que neste final de semana, “lamentavelmente”, teve-se o conhecimento de mais três óbitos, tendo sido dois notificados de sexta para sábado e um de sábado para domingo.

“Neste momento nós temos um total acumulado de 264 pessoas que já morreram por causa de covid-19, o que representa uma taxa de letalidade global de 0,87%”, frisou.

Em termos de doentes internados nos hospitais, Jorge Noel Barreto avançou que no Hospital Agostinho Neto estão quatro pessoas, sendo duas em situação mais critica.

No Hospital de Santa Rita Vieira em Santiago Norte, afirmou estão oito pessoas internadas, dos quais um em estado crítico, enquanto Hospital Ramiro Figueira, na ilha do Sal, está uma pessoa.

Já no Hospital Baptista de Sousa estão oito doentes internados, estando dois em estado mais grave, em São Francisco de Assis, na ilha do Fogo, está uma pessoa internada e no Hospital João Morais estão quatro. Boa Vista e Ribeira Brava têm também o registo de uma pessoa internada, respectivamente.

Neste momento, a taxa de ocupação por causa da covid-19 é, segundo Jorge Noel Barreto, de 32%.

Ainda na mesma conferência de imprensa, o director nacional da Saúde realçou que das pessoas que faleceram por causa de covid-19 no País 82% são pessoas com 60 ou mais anos de idade.

Cabo Verde reportou hoje mais 80 casos positivos de covid-19 registados nas últimas 24 horas, num universo de 790 resultados recebidos dos diferentes laboratórios de virologia do País.

Com estas novas actualizações, o País passa a contabilizar 1.448 casos activos 28.710 casos recuperados, 264 óbitos, oito óbitos por outras causas e nove transferidos, perfazendo um total de 30.439 casos positivos acumulados.

O Ministério da Saúde voltou a apelar para que as pessoas cumpram o distanciamento social, usem máscara e pratiquem a higiene das mãos e demais recomendações das autoridades sanitárias, para evitar a propagação da covid-19.

A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 3.543.125 pessoas no mundo, desde o final de Dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais.

Mais de 170.244.860 casos de infecção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

Os números são baseados em relatórios diários das autoridades de saúde de cada país até às 10:00 TMG (09:00 em Cabo Verde) e excluem revisões posteriores de agências estatísticas, como ocorre na Rússia, Espanha e Reino Unido.

GSF/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos