Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Covid-19: Ministro da Saúde efectua hoje visita sanitária à ilha do Fogo

São Filipe, 03 Nov (Inforpress) – O ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, efectua hoje uma visita sanitária à ilha do Fogo, no quadro da pandemia do novo coronavírus, causador da doença covid-19.

De acordo com uma nota de imprensa, o titular da pasta da Saúde e da Segurança Social terá encontros de trabalho com responsáveis do sector da Saúde e com as autoridades locais para se inteirar da situação e da evolução da pandemia a nível da ilha, além de discutir as medidas preventivas e de combate concretizadas pelas instituições envolvidas para fazer face à pandemia.

De entre as autoridades com as quais Arlindo do Rosário deve reunir-se destacam-se a Protecção Civil e a Polícia Nacional, sendo que o encontro acontece na tarde de hoje nas instalações do hospital regional São Francisco de Assis.

A visita de Arlindo do Rosário acontece numa altura em que a ilha regista vários novos casos positivos, com destaque para o município e a cidade de São Filipe, considerado o novo epicentro das infecções e que tem preocupado as autoridades sanitárias, e não só, a nível da ilha.

No município dos Mosteiros, a delegação do Ministério da Educação decidiu suspender as actividades lectivas e funcionamento da escola básica de Achada Grande, zona sul, por um período de dez dias com efeito a partir de segunda-feira, 02 de Novembro,

Através de um comunicado publicado na página da delegação, a direcção do Agrupamento 1 das Escolas dos Mosteiros justifica esta decisão com o surgimento de um caso positivo da covid-19 num professor da referida escola.

A direcção do agrupamento apelou igualmente a todos os funcionários, professores e alunos contactantes do professor ou que estejam a sentir alguns sintomas relacionados com a covid-19 para entrarem em contacto com a estrutura de Saúde dos Mosteiros para serem testados.

Na última segunda-feira, de acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, no município de São Filipe não foi notificado nenhum novo caso positivo, mas também não foi processada qualquer amostra, apenas o registo de cinco pessoas recuperadas.

No município dos Mosteiros também não foi notificado nenhum caso e não se processo qualquer amostra e no município de Santa Catarina do Fogo foram processadas 11 amostras com três novos casos positivos.

Com os novos casos de segunda-feira a ilha do Fogo aproxima-se dos 600 casos acumulados da covid-19, desde o surgimento do primeiro caso a 17 de Agosto, sendo 174 dos Mosteiros, 397 de São Filipe, e, 20 em Santa Catarina, com um total de cinco óbitos, distribuídos pelos municípios dos Mosteiros (01), Santa Catarina (01) e São Filipe (03).

Neste momento, a ilha contabiliza 132 casos activos, dos quais 121 no município de São Filipe, seis nos Mosteiros e cinco em Santa Catarina e com várias dezenas de pessoas em isolamento domiciliar aguardando os resultados de testes PCR para o qual foram já recolhidas amostras para o efeito.

JR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos